Universidade da Califórnia conclui primeiro curso focado em blockchain e DLT

A Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB) acaba de concluir seu primeiro curso credenciado focado em blockchain e DLT (tecnologia de contabilidade distribuída), informou a Cointelegraph nesta quarta-feira, 25 de dezembro.

O curso, ministrado como uma aula de ciência da computação pela Faculdade de Estudos Criativos, foi formado em resposta a solicitações da Blockchain Acceleration Foundation (BAF), uma organização sem fins lucrativos composta por estudantes, professores, advogados especialistas em blockchain e indivíduos ​​que desejam facilitar a adoção em massa da tecnologia blockchain.

O cofundador do curso e presidente da BAF Cameron Dennis observou que, apesar da crescente popularidade da blockchain nos campi das faculdades, os estudantes da UCSB anteriormente tinham poucas oportunidades de aprender sobre a tecnologia nas reuniões da UCSB. Após inúmeras discussões com a administração da universidade, Dennis conseguiu convencer seus diretores de que era necessário um curso de ciência da computação focado em blockchain.

“Meu objetivo com este curso era ensinar estudantes de ciência da computação radicalmente curiosos sobre casos de uso convincentes de blockchain que podem atrapalhar as instituições mais arraigadas da sociedade enquanto revolucionam a governança corporativa”, afirmou.

A importância da educação em blockchain

De acordo com o 2º Relatório Anual da Coinbase sobre Ensino Superior, lançado em 28 de agosto, 56% das 50 melhores universidades do mundo oferecem pelo menos um curso sobre criptomoedas ou blockchain, um aumento em relação a 2018 (42%). O relatório também descobriu o número de estudantes que fizeram um curso de criptomoedas ou blockchain este ano dobrou em relação ao ano passado.

O relatório da Coinbase também observou que, embora os cursos de ciência da computação tenham o maior percentual de cursos ou aulas sobre blockchain (32,2%), muitas faculdades de finanças, negócios e econômicas também estão ministrando cursos.

Sobre o curso

Intitulado “Decentralized Ledger Technology“, o curso da UCSB ensinou os alunos sobre mecanismos de consenso, Bitcoin e Prova de Trabalho (PoW), Máquina Virtual Ethereum (EVM), Solidity e desenvolvimento de contratos inteligentes, stablecoins algorítmicos, provas de conhecimento zero e outros tópicos relevantes da tecnologia.

Enquanto o curso foi ministrado pelo professor Murat Karaorman, palestrantes notáveis ​​de empresas líderes deram palestras em algumas ocasiões. Esses palestrantes incluíram o co-fundador do Orchid Labs e o criador do Cydia Jay Freeman; o pesquisador do Protocol Labs Evan Miyazono; o chefe de serviços de back-end na MakerDAO Niklas Kunkel; e o pesquisador da Ethereum Foundation, Aditya Asgaonkar.

De acordo com Miyazonon, é importante que as universidades comecem a oferecer cursos credenciados sobre blockchain à medida que a tecnologia se torna mais presente nos mercados tradicionais.

“Os projetos de blockchain e o conjunto geral de aplicativos distribuídos transformarão muitos setores e abordarão as questões importantes do nosso tempo. Com essas ferramentas, podemos construir sistemas compartilhados melhores, mais equitativos e colaborativos, sejam redes de armazenamento de dados seguras e descentralizadas ou soluções de identidade sem permissão.”

Além disso, Miyazonon observou que os cursos universitários são necessários para combater o hype e os golpes comumente associados ao ecossistema de blockchain e criptomoedas.

“O mercado está cheio de hype e práticas enganosas. Tive o prazer de conhecer vários alunos da turma da UCSB que eram pessoas bem informadas, otimistas e criticamente perspicazes. Eu acredito inteiramente que existem poucas instituições mais adequadas para instilar e promover essas qualidades do que os cursos credenciados nas universidades.”

Leia também: SAP Brasil lecionará blockchain para alunos de universidade em Sergipe

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *