Sentimento anti-bancário se intensifica em Hong Kong; Como o Bitcoin se beneficia?

Após o recente congelamento de cerca de US$9 milhões em doações ao movimento de protestos de Hong Kong, os manifestantes voltaram sua atenção para a censura financeira. Com a crescente hostilidade contra o setor bancário, o Bitcoin, como um ativo resistente à censura, pode muito bem se beneficiar.

Conforme reportado pela agência de notícias News BTC, a ação ocorreu após o fechamento de uma conta do HSBC associada ao grupo Spark Alliance no mês passado.

Ambos incidentes servem como um lembrete da importância de uma classe de ativos descentralizada, sem permissão e resistente à censura como o Bitcoin. Embora o movimento de protesto de Hong Kong ainda deva rejeitar completamente o sistema fiduciário em favor de um criptoativo como o Bitcoin, as vozes de objeção contra a censura financeira estão ficando se intensificando.

De acordo com um relatório do South China Morning Post, nesta semana, milhares de manifestantes desceram no Edinburgh Place, perto da sede do HSBC em Hong Kong. Os organizadores disseram que cerca de 45 mil pessoas compareceram para protestar. No entanto, as autoridades discordam, alegando que apenas 3,3 mil pessoas foram às ruas.

As pessoas estão furiosas porque o dinheiro que doaram honestamente foi apreendido no que descrevem como uma tentativa de estrangular financeiramente o movimento de protesto. Uma mulher de 52 anos, chamada Catherine, teria dito:

“O dinheiro que doei veio do meu próprio trabalho duro, não é ‘dinheiro sujo’ … A polícia está usando qualquer desculpa para interromper o apoio aos jovens manifestantes.”

Um dos organizadores da ação desta semana disse que os esforços do governo para silenciar o movimento eram realmente prejudiciais à economia do país. Sunny Cheung, da “Assembleia Mundial em Chamas”, argumentou que o congelamento de fundos e restrições bancárias agressivas impostas pelo HSBC também prejudicam a posição da região como um centro financeiro central.

A injustiça provocada por uma censura financeira tão evidente pode servir como marketing espontâneo para o Bitcoin. Quando os sistemas existentes não representam mais a maneira mais eficiente ou segura de transferir valor, é natural que pessoas cada vez mais desesperadas comecem a explorar outras opções, e o BTC deve ser uma delas.

Leia também: Hong Kong e Tailândia planejam emitir criptomoedas próprias em 2020

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *