Quinta edição da Devcon aumenta a popularidade das finanças descentralizadas

Entidades autônomas e finanças descentralizadas (DeFi) estão crescendo na rede Ethereum. Observações recentes mostram um aumento acentuado de menções dos temas durante a quinta edição da Devcon, um dos maiores eventos voltado ao universo de desenvolvedores, que ocorreu em Osaka, no Japão, entre os dias 08 e 11 de outubro.

A primeira DAO teve um infeliz desfecho e, naquele momento, a iniciativa não provocou uma onda de popularidade. Atualmente, uma DAO é uma entidade dedicada principalmente a formas de empréstimos colateralizados com base em criptomoedas ou financiamento descentralizado. A MakerDAO, assim como organizações menores como a MolochDAO, está ganhando notoriedade.

Recentemente, aplicativos descentralizados no Ethereum se afastaram dos jogos e entraram na esfera de garantia de dívidas, enquanto geram lucro para os participantes. Entre as iniciativas disponíveis no mercado, a MakerDAO possui a mais difundida e mais garantida plataforma.

No entanto, isso significa a concentração de riqueza significativa nos contratos inteligentes do Ethereum e por essa razão, preocupações foram levantadas sobre o que aconteceria em caso de novo hack e, nessa eventual hipótese, se a comunidade Ethereum consideraria o movimento das DAOs grande o suficiente para recorrer a um novo hard fork.

“Supondo que fosse possível tecnicamente [hack] e sem a possibilidade de correção da falha, eu pessoalmente estaria de acordo com um fork para recuperar fundos roubados”, comentou o usuário c-i-s-c-o.

Atualmente, 1,42 milhão de ETH estão fechados como PETH [Token em representação ao ETH no pool] para serem utilizados como garantia para a criação do DAI. A Maker planeja lançar DAIs com diferentes garantias a partir de 18 de novembro, tornando seus contratos inteligentes ainda mais complexos. A Maker também planeja lançar garantias sob a forma de ativos tradicionais e até mesmo com lastro fiduciário.

O financiamento descentralizado baseado em DAO também enfrenta riscos da volatilidade dos preços da ETH. Quando a ação do preço quebra os requisitos de garantia, as posições são liquidadas. Atualmente, o ETH é negociado aproximadamente a Us$183.87. Uma recente volatilidade extrema levou à liquidação de algumas posições baseadas na MakerDAO.

A MakerDAO também foi adotado pela Coinbase, que também permitiria um mecanismo de votação para aqueles que mantinham o MKR em custódia. A votação é importante para determinar a taxa de empréstimo para a emissão do DAI, além de resolver problemas na organização geral.

Leia também: Apesar dos desafios de escalabilidade, a comunidade parece confiar no Ethereum 2.0

Forex Crypto News: Cripto Facil