Queda no mercado de ações dos EUA precede queda no preço do Bitcoin; Coincidência ou correlação?

A recente queda no preço do Bitcoin é um dos tópicos mais discutidos na indústria das criptomoedas. Ainda em 2018, especialistas e analistas previam que a maior criptomoeda do mercado apresentaria uma alta impossível de ser parada em 2019.

O muito aguardado lançamento dos contratos Futuros da Bakkt apontava um inevitável influxo de dinheiro institucional no mercado de criptoativos. No entanto, em 24 de setembro, o preço do Bitcoin despejou até 18%, chegando a quase US$8.000 em algumas exchanges, talvez frustrado pelo baixo volume apresentado na Bakkt, 75 vezes menor do esperado, ou a ação do Fed na compra de títulos do Tesouro.

Assim que o Bitcoin caiu abaixo da resistência de US$8.000, surgiram diversas teorias sobre o motivo de uma queda tão acentuada. Muitos pareciam acreditar que a queda do hashrate do Bitcoin em 24 de setembro causou a queda do preço.

A Bakkt e os Futuros de Bitcoin eram altamente esperados pelo mercado. Estimava-se que os Futuros liquidados fisicamente fossem os principais impulsionadores do mercado, e isso não aconteceu. Por isso, com o resultado inexpressivo desta iniciativa, investidores teriam optado por liquidar seus Bitcoins.

Obviamente, a Bakkt é um excelente exemplo de “compre o rumor, venda as notícias”. Muitos investidores utilizam essa estratégia tirando proveito dos movimentos dos preços que antecipam rumores projetando negociação o lucro após divulgação de resultados reais.

No entanto, Mati Greenspan ofereceu outra visão interessante sobre a mais recente queda de preço do Bitcoin, compartilhando um gráfico mostrando que pode haver uma correlação entre o Bitcoin e o mercado de ações dos EUA.

Em um tuíte, Greenspan relacionou a queda o mercado de ações dos EUA que precedeu a queda de preço do Bitcoin.

“Eu sei que é um ativo não correlacionado, mas é uma coincidência realmente estranha”, escreveu Greenspan.

 

Enquanto a maioria dos usuários do Twitter parecia concordar que o assunto deveria ser analisado mais a fundo, a maioria parecia acreditar que isso não passava de uma coincidência.

Os usuários do Reddit apontaram que o gráfico que apresentava a correlação, focava em um período de tempo muito curto. No entanto, mais detalhes mostrariam ser apenas uma provável coincidência, pois o Bitcoin perdeu 14% de seu valor, enquanto o mercado de ações experimentou uma queda singela de apenas 1%.

Dada a conexão por resultados de perdas, ela despertou uma hipótese, pois, se o mercado de ações e o Bitcoin caminharem para novas coincidências, laços mais fortes entre os dois poderão ser revelados. Talvez hoje, sejam bem mais impactados pelo mesmo gatilhos de comportamento de rede que nos anos passados.

Leia também: Recente intromissão do Fed no mercado pode ter influenciado a queda de preço do Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *