OriginalMy lança crowdfunding para aprimorar ferramenta e combater fake news em eleições

A OriginalMy, startup brasileira que trabalha com serviços de autenticação em blockchain, anunciou o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo para aprimorar a sua ferramenta PACWeb, que trabalha com autenticidade digital de conteúdos.

Em entrevista exclusiva ao CriptoFácil, o CEO da OriginalMy Edilson Osório Jr. afirmou que o aprimoramento da ferramenta tem como objetivo fornecer uma forma mais eficiente de combate à disseminação de notícias falsas, principalmente em campanhas eleitorais.

“Nós estamos aprimorando as ferramentas da OriginalMy, para que possamos auxiliar o combate às fake news de maneira eficiente e a tempo das eleições no ano que vem”, afirmou Osório.

Sobre a campanha

Aberta nesta segunda-feira, 02 de dezembro, a campanha oferecerá vários prêmios aos participantes, indo desde brindes especiais até a exposição da marca (no caso de empresas) em todos os eventos que a OriginalMy pretende realizar em 2020. Osório explicou que os eventos serão mais recorrentes e farão parte da estratégia de educação das pessoas sobre o impacto das fake news.

“Atualmente as fake news e as campanhas organizadas de desinformação estão colocando a nossa democracia em risco. Não somente pelo lado político, mas meio ambiente e saúde são muito impactadas pela disseminação de conteúdo falso. Não existem ferramentas hábeis nem para avisar ao cidadão sobre o conteúdo que ele vê, e nem para relatar automaticamente o conteúdo duvidoso”, explicou ele.

O roadmap do projeto prevê quatro etapas que serão realizadas de acordo com o valor captado no crowdfunding. A ferramenta de checagem de fatos (fact checking) é a primeira implementação que será colocada na ferramenta atual da empresa.

Aberta nesta segunda-feira, 02 de dezembro, a campanha oferecerá vários prêmios aos participantes, indo desde brindes especiais até a exposição da marca (no caso de empresas) em todos os eventos que a OriginalMy pretende realizar em 2020

Educação e novas ferramentas

Osório destacou que a atual ferramenta PACWeb já fornece um plug-in que permite o seu uso no aplicativo Google Chrome. A ferramenta já faz a preservação de conteúdos difamatórios nas redes sociais e até no Whatsapp. Ela já possui validade como prova na Justiça, principalmente para comprovar casos de assédio, difamação e cyber bullying.

Entre os próximos passos estão a educação de eleitores e da população em geral sobre como combater a disseminação de fake news; a preservação dos conteúdos para que sirvam como provas; a checagem dos fatos e identificação de possíveis notícias falsas; e a geração de um relatório que auxilie juízes na tomada de decisão.

Osório também afirmou que, no futuro, a ferramenta pode até mesmo ir parar nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma direta – esse passo está dentro dos planos da OriginalMy e da sua ferramenta.

Osório destacou que a atual ferramenta PACWeb já fornece um plug-in que permite o seu uso no aplicativo Google Chrome.

Com a nova expansão, a OriginalMy pretende estabelecer dois passos: aumentar a educação das pessoas e também criar o fact checking, uma ferramenta que permitirá a checagem mais apurada de notícias para identificar possíveis informações falsas.

“Agora, queremos promover mais palestras e eventos, assim como adicionar a camada de checagem de fatos (fact checking) à ferramenta atual. Assim estaremos prontos para o combate nas eleições do próximo ano”, destacou Osório.

Apoio da comunidade

Como parte do processo, a OriginalMy também pretende tornar a plataforma “descentralizada e colaborativa para validação de conteúdo, assim todos poderão ajudar na curadoria adequada de conteúdo.”

“Nossa intenção é colocar uma camada de incentivo através de gamificação e recompensa, para que as pessoas possam ter interesse econômico em auxiliar. E para isso, pretendemos utilizar o ABC (token da OriginalMy) como potencializador dessa plataforma”, explicou Osório.

Para conferir mais informações sobre o crowdfunding e contribuir, acesse este link.

Leia também: OriginalMy lança ferramenta para combater golpes em negociações P2P

Forex Crypto News: Cripto Facil