Órgão regulador da Croácia aprova primeiro fundo de Bitcoin do país

Órgão regulador da Croácia aprova primeiro fundo de Bitcoin do país

O órgão regulador financeiro da Croácia (Hanfa) autorizou o primeiro fundo de investimento em Bitcoin do país na quinta-feira, 07 de maio. O fundo terá a gestão da Griffon Asset Management.

O Hanfa apoiou o plano da empresa de estabelecer e gerenciar o fundo, que terá gestão passiva. Adicionalmente, o órgão determinou que o banco estatal HPB seja o depositário do fundo.

Conforme descrito na decisão do Hanfa, o fundo investirá exclusivamente em Bitcoin. Ele será fechado quando o total de ativos atingir 1 milhão de kunas croatas (HRK) ou 15 dias úteis após a decisão, o que ocorrer primeiro.

A Hanfa permitiu que os investidores possam fazer seu investimento inicial em HRK ou Bitcoin.

Detalhes do fundo

A Griffon usará três exploradores de blockchain separados para calcular o valor diário dos ativos. Os exploradores devem retornar, diariamente, os valores correspondentes antes que a Griffon possa registrar o total.

“O acesso e o descarte de criptoativos exigem várias assinaturas de chaves que são fisicamente armazenadas em locais seguros separados. Além disso, a transferência de ativos não pode ocorrer sem a aprovação da Companhia e do Depositário com suas chaves”, afirmou a decisão.

O fundo tem uma taxa de administração de 2,5% ao ano. A Griffon receberá 3,5% dos investidores que resgatarem em menos de um ano e 2,5% dos investidores que saírem antes de dois anos. O fundo não possui taxa de performance.

A Griffon já tinha sido autorizada a gerenciar ativos em maio de 2019. Ela define seu fundo como um “fundo de investimento alternativo aberto com uma oferta privada de investimento em criptoativos”.

Desde 2018, os fundos de Bitcoin têm crescido em todo o mundo. O mais recente deles foi aprovado em Hong Kong, conforme relatou o CriptoFácil em abril.

Leia também: Bitcoin dispara e supera os R$ 56.000; Mercado de criptoativos cresce R$ 100 bilhões

Leia também: Análise do Bitcoin; Confira o que esperar após o halving do BTC

Leia também: Craig Wright ameaça atacar a rede do Bitcoin após o halving e não cumpre

Forex Crypto News: Cripto Facil