O Futuro do Dinheiro: entenda a evolução financeira do século XXI

O Futuro do Dinheiro: entenda a evolução financeira do século XXI

A evolução é um passo natural em toda a história humana. Em algumas áreas ela se desenvolve aceleradamente, como nas mídias sociais. Já em outras, esse desenvolvimento é muito mais lento, como nos cartórios e no dinheiro.

Afinal, nos últimos 50 anos o dinheiro pouco mudou em termos de tecnologia. Sim, tivemos o surgimento do cartão de crédito e a evolução de meios de pagamento, porém essas mudanças ocorreram nos meios de uso e não na essência do dinheiro em si.

Felizmente a evolução do dinheiro finalmente chegou. E esse é o tema de O Futuro do Dinheiro, livro que é o tema desta resenha e indicação.

Evolução e liberdade no dinheiro

Em sua obra, o autor e empreendedor Rudá Pellini mostra como a evolução do dinheiro se deu nos últimos anos. Pellini trabalha no mercado de criptoativos e é entusiasta do Bitcoin, mas seu livro não se resume apenas a isso.

A obra traz alguns objetivos bastante claros. O primeiro deles é desmistificar a ideia de que o mercado financeiro é um local de difícil acesso. De fato, novas tecnologias, a proliferação das corretoras e fintechs são trazidas por Pellini como prova de que há cada vez mais liberdade nesse mercado.

Outro mito quebrado em O Futuro do Dinheiro é a ideia de que precisamos de alguma grande instituição para investir bem. Ao citar o exemplo das fintechs, corretoras e do próprio Bitcoin, o autor nos mostra que liberdade financeira vai além de não precisar trabalhar. Trata-se de ter o controle sobre seu dinheiro para usá-lo como bem entender.

Através da fala de especialistas e do resgate de eventos históricos – como o confisco da poupança em 1990 – Pellini transmite sua visão e aprendizado sobre a revolução do mercado financeiro atual, cada vez mais descentralizado e disruptivo. E ao incluir trechos das entrevistas ao longo dos capítulos, ele oferece diferentes perspectivas sobre esses pontos.

O papel do Bitcoin

Quem é mais antigo no universo de criptomoedas certamente conhece a famosa previsão do economista norte-americano Milton Friedman. Se você não conhece, então deve conferir agora mesmo.

Em uma entrevista dada em 1999, Friedman destacou que a internet teria um grande poder no futuro, mas que faltava apenas uma coisa: um dinheiro digital livre da influência do estado. 10 anos depois, a previsão de Friedman ganharia forma através da criação do Bitcoin.

E O Futuro do Dinheiro é uma obra que trata de como lidaremos como nossas finanças no futuro. Através de uma leitura curta, simples e rápida, Pellini traz uma excelente obra para quem deseja saber mais sobre finanças, tecnologia e Bitcoin.

Leia também: Lei no Brasil pode ser primeiro passo para fim do dinheiro em espécie

Leia também: Bitcoin supera 74% de rentabilidade anual enquanto Ibovespa segue negativa

Leia também: Hacker que invadiu quase 5 mil sites de 40 países e que vendia dados por Bitcoin é localizado em Uberlândia 

Forex Crypto News: Cripto Facil