Nova função do Chrome combate mineração clandestina de criptomoedas

Nova função do Chrome combate mineração clandestina de criptomoedas

Com o objetivo de bloquear anúncios que consomem muitos recursos de processamento ou internet, o Google lançou um recurso para o navegador Chrome que vai ajudar a combater a mineração clandestina de criptomoedas.

Conforme noticiou o portal de notícias G1, nesta terça-feira, dia 19 de maio, a função ainda está na fase de testes, mas já pode ser ativada pelos usuários no navegador. 

Mineração de criptomoedas

De acordo com o Google, muitos desses anúncios considerados “pesados” estão associados à mineração de criptomoedas. Outra explicação é que eles foram programados de forma incorreta. De uma forma ou de outra, os anúncios podem deixar o computador ou o smartphone lentos. Além disso, consomem muita bateria e desperdiçam o plano de pacote de dados para navegação.

O processo de mineração de criptomoedas exige contato permanente com o servidor de controle. Neste caso, o navegador realiza os cálculos solicitados pelo servidor. Depois disso, transmite os resultados de volta. Enquanto a janela do navegador estiver aberta, o processo de repete, consumindo uma quantidade muito alta de recursos.

Anúncios “pesados”

O Chrome classifica um anúncio com pesado quando ele consome mais de 4 MB de dados de rede. Além disso, ele precisa exigir 15 segundos de processamento em um período de 30 segundos, ou 60 segundos de uso de processamento total.

Apesar disso, apenas 0,3% dos anúncios do Google excedem esses limites. Entretanto, esse pequeno percentual é responsável por 27% de todo o tráfego da rede e 28% de toda a utilização de recursos de processamento.

Ativar o recurso

O Google estabeleceu que as novas regras só serão ativadas para todos os usuários em agosto. Isso para que os anunciantes tenham tempo para se adaptarem às mudanças.

Mesmo assim, já é possível ativar o recurso, em uma fase de testes, e bloquear os anúncios na versão atual do Chrome.

Para isto, é necessário abrir uma nova aba do navegador e digitar chrome://flags na barra de endereços. Esse procedimento abre a tela de opções experimentais do Chrome onde o usuário encontrará, em inglês, a opção “Intervenção em anúncios pesados” (Heavy Ad Intervention). Depois disso, basta trocar a opção de “Default” (Padrão) para “Enable” (Ativar).

Outra opção é colar na barra de navegação “chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervention” e ir direto para o recurso.

Leia também: Malware que rouba criptomoedas e contas do YouTube já afetou 18 brasileiros

Leia também: Golpe de empresa que prometia investimento em Bitcoin pode chegar a R$ 1 bilhão

Leia também: Extensão do Chrome ​​permite navegação em sites baseados no Ethereum

Forex Crypto News: Cripto Facil