Nova ferramenta de contabilidade em blockchain promete auditorias em 30 segundos

A empresa de contabilidade e consultoria de negócios Armanino lançou recentemente uma nova ferramenta baseada em blockchain que promete auditorias financeiras originadas pela empresa dentro do período de segundos, informou a Coindesk.

Intitulado TrustExplorer 2.0, o produto é um dos vários que promete utilizar a blockchain para mudar a forma como a contabilidade é feita nas empresas. Blockchain e contabilidade são feitas uma para a outra, como grande parte do setor reconhece.

O TrustExplorer da Aramamino é um protocolo que oferece auditorias em tempo real, distribuídas e finais, explicou o parceiro da Armanino Andries Verschelden.

“Temos esse livro digital que se torna o único ponto na verdadeira captura de todas essas transações. Você abre a possibilidade de auditoria em tempo real e é capaz de fornecer transparência.”

A tecnologia blockchain oferece imutabilidade (permanência) e acessibilidade (ampla distribuição de pontos de entrada de dados), características que pretendem ser bem exploradas pela empresa.

“A Armanino vem testando sua iniciativa com empresas de contabilidade e finanças no último ano”, disse Verschelden.

As tecnologias blockchain e de contabilidade distribuída (DLT, na sigla em inglês) estão entre os principais casos de projetos no setor de contabilidade, adotadas inclusive por grandes empresas como as gigantes de auditoria PwC e Deloitte. A tecnologia blockchain pode automatizar a captura de dados contábeis e verificar sua precisão, reduzindo o risco de alteração ou corrupção.

“Como todas as entradas são distribuídas e lacradas criptograficamente, falsificá-las ou destruí-las para ocultar atividades é praticamente impossível. É semelhante à transação sendo verificada por um notário – apenas de maneira eletrônica”, afirmou um relatório da Deloitte em 2016.

Sem ameaças aos contadores

Apesar do sucesso da tecnologia, Verschelden disse que os contadores ainda não precisam temer por seus empregos. Em vez disso, a blockchain facilitará suas vidas (em teoria, de qualquer maneira).

“Em vez de realizar trabalhos manuais tediosos e triturar números – que geralmente levam semanas ou meses – as empresas podem obter uma visão especializada de suas finanças em segundos. Para as auditorias finais, no entanto, os contadores ainda empregam métodos tradicionais para uma abordagem mais sutil da gestão de riscos e das inspeções financeiras”, afirmou Verschelden.

“Nossa indústria é lenta em adotar a tecnologia e realmente encarou a blockchain mais como uma ameaça do que uma oportunidade. [Perguntamos] como a blockchain mudou o processo de auditoria e como o melhorou?”, finalizou.

Leia também: Atlas Quantum adia reunião com investidores e confirma que suposta auditoria é na verdade um novo PPA

Forex Crypto News: Cripto Facil