Modelo atual da Libra do Facebook fracassou, afirma presidente da Suíça

A Libra, stablecoin criada pelo Facebook, falhou em sua forma atual e precisa de mudanças. A afirmação partiu do atual presidente da Suíça Ueli Maurer durante uma entrevista à emissora suíça SRF na sexta-feira, 27 de dezembro.

Durante sua fala, Maurer afirmou que a Libra não tem chance de ser bem-sucedida “porque a cesta de moedas que fornece lastro à essa moeda não é aceita pelos bancos [centrais] nacionais”.

“O projeto, em seu formato atual, realmente falhou”, acrescentou Maurer.

Tal como está, o projeto Libra ainda está em desenvolvimento e não possui uma rede ativa – a previsão de lançamento final da Libra é para 2020. Na semana passada, a Associação Libra publicou um segundo roteiro descrevendo os planos para o lançamento da sua rede principal.

Em outubro, conforme relatou o CriptoFácil, vários apoiadores proeminentes da criptomoeda, incluindo Visa, Mastercard, PayPal, se retiraram da Associação Libra. Algumas semanas depois, o fundador e CEO do Facebook Mark Zuckerberg prestou depoimento perante um comitê da Câmara dos Estados Unidos para tratar das preocupações dos legisladores em torno da Libra.

Na audiência, Zuckerberg disse que o Facebook deixaria a Associação Libra se o projeto não obtivesse a aprovação total dos órgãos reguladores dos EUA.

Leia também: Banco Central da China alfineta a Libra do Facebook

Forex Crypto News: Cripto Facil