Mentoria Solidária ensina blockchain e capta doações para instituição de caridade de São Paulo

Mentoria Solidária ensina blockchain e capta doações para instituição de caridade de São Paulo

Em virtude do coronavírus, o SENAI liberou diversos cursos a distância de forma gratuita, um deles voltado à tecnologia blockchain. Com o nome de “Desvendando a Blockchain”, o curso tem como objetivo ensinar os conceitos básicos desta tecnologia às pessoas.

Porém, cursos a distância podem ser desafiadores em algumas ocasiões. Pensando nisso, os membros da criptoesfera Jeff Prestes e Liliane Tie desenvolveram a iniciativa Mentoria Solidária, cujo objetivo é prestar um serviço de mentoria online sobre o curso do SENAI, em troca de doações para o Arsenal da Esperança.

Conectando blockchain e a sociedade

O Arsenal da Esperança é uma instituição de caridade que acolhe pessoas em situação de dificuldade em São Paulo e, de acordo com a própria instituição, atende 1.200 pessoas por dia. O Arsenal presta instalações para descanso à noite, aparatos para higiene pessoal, refeições e cursos profissionalizantes – dentre outras atividades.

A intenção é criar nas pessoas a vontade de resgatar, dentro de si, o que faz delas seres humanos. Jeff Prestes é desenvolvedor especializado em tokenização na rede Ethereum e já atua em conjunto com o Arsenal da Esperança. Em conversa com o CriptoFácil, ele conta como surgiu a ideia:

“Eu já trabalho junto com o Arsenal da Esperança há algum tempo, e vejo que a situação do coronavírus tem aumentado a sua importância às pessoas com dificuldades. Isso porque, com a quarentena, lugares como bares e restaurantes estão fechados, bem como há um número menor de pessoas circulando na rua. As pessoas em situação de vulnerabilidade, desta forma, perdem meios pelos quais conseguem outras fontes de alimentação, tornando o papel do Arsenal ainda mais relevante.”

Ele completa:

“Nesse sentido, é preciso ajudar a instituição, foi quando vi o curso oferecido pelo SENAI. Como professor, sei que cursos EAD às vezes têm a necessidade de um complemento, até mesmo um incentivo para ir até o fim. Pensando nisso, tive a ideia de criar a Mentoria Solidária, que consiste em prestar uma mentoria às pessoas realizando o curso Desvendando a Blockchain em troca de uma doação ao Arsenal da Esperança. Para me ajudar, falei com a Lilian Tie, que já trabalha com uma iniciativa fantástica que é a WomenInBlockchain. Ela gostou da ideia e topou, e agora vamos levar isso adiante.”

O CriptoFácil também conversou com Liliane Tie sobre a Mentoria Solidária, que ganhou força ao ser lançada por meio da comunidade WomenInBlockchain. Tie explicou:

“A tecnologia não traz benefícios por si só, ela precisa se conectar às pessoas. Nós estamos em quarentena e não podemos sair de casa, mas e quem não tem casa? São pessoas que estão vulneráveis em um difícil momento, e a Mentoria Solidária é a oportunidade de sairmos da bolha da blockchain e utilizar a tecnologia para fazer o bem à sociedade, ajudando as pessoas que dependem da ação do Arsenal da Esperança.”

Tie completa ressaltando que nenhum valor será retido por ela e Prestes, com todas as quantias doadas sendo encaminhadas diretamente ao Arsenal, sem passar por qualquer intermediário:

“Nós estamos doando nosso conhecimento para ajudar a causa, sem reter qualquer valor. Todas as doações serão depositadas diretamente na conta bancária do Arsenal, sendo nosso único objetivo difundir o conhecimento em blockchain e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas atualmente vulneráveis. Sei que cursos EAD demandam muita disciplina daqueles que realizam, e daremos nosso suporte e incentivo para que os interessados concluam o conteúdo.”

Quando ocorre e como participar

Para participar, basta realizar uma doação a partir de R$ 100,00 diretamente ao Arsenal da Esperança por meio de TED. O comprovante deve então ser encaminhado pelo e-mail womeninblockchain.co@gmail.com, com o assunto [SOS Covid-19].

A mentoria será realizada entre os dias 20 e 24 de abril, das 20:30h às 22h de cada dia. Um e-mail será encaminhado aos participantes informando a plataforma por meio da qual será realizada a mentoria.

Abaixo, seguem os dados para efetuar o depósito direto ao Arsenal da Esperança:

Banco Santander – 033
Agência: 0144
Conta: 13-003147-6
CNPJ: 62.459.409/0001-28
Favorecido: Associação Assindes SERMIG

Leia também: Dias Toffoli autoriza medida que pode impulsionar blockchain e digitalização de cartórios

Leia também: Mercado Bitcoin arrecada mais de R$ 100 mil em BTC na luta contra o coronavírus

Leia também: Aprenda a declarar criptomoedas à Receita Federal em curso online

Forex Crypto News: Cripto Facil