Matéria sobre criptomoedas vence prêmio de imprensa da CVM

Matéria sobre criptomoedas vence prêmio de imprensa da CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta quinta-feira, dia 25 de junho, os vencedores do 13º Prêmio Imprensa e Educação ao Investidor promovido pela autarquia. Uma das vencedoras do prêmio foi uma matéria que abordou a temática das criptomoedas.

Trata-se do artigo intitulado “Uso de Criptoativos para Lavagem de Dinheiro”, publicado na Revista RI – Relações com Investidores, edição 227. A autora da matéria é Júlia Dantas Saavedra, bacharelanda em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Saavedra também é coautora do livro “Direitos Humanos e Terrorismo no Brasil”.

Na matéria, a Saavedra aborda o crescimento da popularidade do mercado de criptoativos no cenário global e o aumento do interesse dos investidores pelas criptomoedas. Além disso, a autora destaca que:

“A tecnologia inovadora utilizada por esses criptoativos, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de aprimoramento para o sistema financeiro internacional, também tem ensejado certa preocupação dos países, no que diz respeito, especialmente, ao uso desses ativos para fins ilícitos e aos demais riscos que eles podem oferecer.”

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

13º Prêmio Imprensa

Segundo informou a CVM, os trabalhos selecionados e anunciados anunciados pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM orientam sobre educação financeira e mercado de capitais. 

Assim, de acordo com a autarquia, os jornalistas agraciados pelo 13º Prêmio Imprensa receberão um certificado. Além de uma placa alusiva e prêmios individuais no valor de R$ 3.500,00.

A premiação é dividida em quatro categorias, são elas: Jornal cobertura nacional, jornal cobertura local/regional, revista e mídia digital. O artigo da Julia Saavedra venceu a categoria revista.

Vencedores das outras categorias

Os outros premiados pela CVM foram:

Jornal (Cobertura Nacional): Adriana Cotias e Juliana Schincariol

Matéria: “Aplicação fora do sistema dá margem a fraude”, publicada no Valor Econômico.

Jornal (Cobertura Local/Regional): Marcel Hartmann

Matéria: “Acerto de Contas. Educação financeira: o bê-a-bá”, publicada no Zero Hora.

Mídia Digital: Fernanda Guimarães

Matéria: “Em época de juro baixo, 500 fundos multimercados já têm rendimento menor que a poupança”, publicada na Agência Estado/Broadcast.

Sobre o Prêmio Imprensa

De acordo com a CVM, essa premiação tem o objetivo de “reconhecer publicamente as reportagens que desempenham a função de orientar os investidores pessoa física, de forma educativa, sobre as características, oportunidades e riscos inerentes ao mercado de capitais”.

Leia também: Rapper Ja Rule aposta em monetizar artistas da música com criptomoedas

Leia também: Banco de criptomoedas congela R$ 300 milhões de clientes e é acusado de pirâmide

Leia também: TV pública de Portugal educa crianças em quarentena sobre Bitcoin e criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil