Mais de 70 bancos na China já adotam a tecnologia blockchain

Mais de 70 bancos na China já adotam a tecnologia blockchain

Um relatório apresentado pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), um dos maiores bancos estatais do país, revelou que mais de 70 empresas de serviços financeiros na China – incluindo todos os bancos estatais e as maiores empresas de tecnologia – estão implantando aplicativos financeiros baseados em blockchain.

Em um whitepaper, o ICBC disse que os bancos chineses planejam usar blockchain em áreas como financiamento comercial, gerenciamento da cadeia de suprimentos, liquidação de pagamentos, faturas digitais e outras aplicações.

Quatro das maiores empresas de tecnologia da China (Baidu, Alibaba, Tencent e JD) também estão trabalhando em seus próprios aplicativos de serviços financeiros baseados em blockchain. Como o documento observa, a maioria dessas redes será baseada em permissão, ou seja, apenas pessoas autorizadas poderão utilizá-las.

Quatro das maiores empresas de tecnologia da China (Baidu, Alibaba, Tencent e JD) também estão trabalhando em seus próprios aplicativos de serviços financeiros baseados em blockchain

O documento também detalha algumas aplicações específicas. Por exemplo, o próprio ICBC construiu uma plataforma de acordos comerciais entre a China e a Europa que usa tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) e contratos inteligentes para autenticar e sincronizar informações de remessa compartilhadas por empresas, armazéns, alfândegas, bancos e agências governamentais.

Das cerca de 420 empresas de blockchain da China, 17% estão no setor de finanças. 120 projetos de serviços financeiros baseados em blockchain foram registrados na Administração do Ciberespaço da China no final de 2019, diz o ICBC.

Conforme relatou o CriptoFácil, o governo chinês começará os testes para implementação de sua moeda digital com o pagamento de funcionários do governo. O relatório do ICBC indica que os bancos chineses aparentemente estão no caminho certo em termos de uso da tecnologia.

Leia também: Banco Central da China diz que Yuan Digital deve ser usado nos jogos Olímpicos de inverno em 2022

Leia também: Starbucks e McDonald’s podem ser os próximos a testar a criptomoeda do Banco Central da China

Leia também: China testa sua moeda digital estatal em quatro cidades

Forex Crypto News: Cripto Facil