IOTA fica 15 horas sem processar transações

A IOTA, uma das principais criptomoedas do mercado, ficou “sem funcionar” durante 15 horas neste domingo, 29 de dezembro. Supostamente, uma falha na rede impediu que qualquer transação fosse confirmada, literalmente “travando” toda a rede Tangle.

O bug levantou preocupações em usuários e entusiastas, tendo em vista principalmente que a IOTA é projetada para ser uma criptomoeda voltada para Internet das Coisas (IoT) e portanto processar milhares de transações por segundo.

“Enfim, esse tipo de coisa é normal. Se a Visa caísse por 15 horas, tenho certeza de que ninguém se importaria”, disse o usuário HopeFox no Reddit, justamente “atacando” as pretensões da IOTA de ser a “espinha dorsal para IoT”.

Segundo informou a Fundação IOTA, organização sem fins lucrativos por trás da empresa, o problema foi corrigido. A fundação também confirmou que a rede ficou inativa por 15 horas por um problema de transação “não contabilizada”, ou seja, de acordo com a IOTA, uma transação foi realizada entre duas pessoas e foi confirmada pelo Tangle, mas não foi contabilizada, e, apesar da confirmação, os pares não tiveram suas transações confirmadas nas carteiras.

“Ocorreu um estado contábil “corrompido” que foi causado por um caso extremo em que a IOTA Reference Implementation (IRI) não contabilizou uma transação que foi compartilhada entre dois pacotes distintos. Depois que o marcou como ‘contado’ em um pacote, ele foi ignorado no próximo pacote”, disse a IOTA.

A fundação também pediu que os usuários que estão executando um nó IRI, o atualizem para a versão 1.8.3 (disponível em sua página do GitHub). A exchange de criptomoedas Huobi, que suspendeu temporariamente os serviços de depósito e retirada da IOTA devido à sua atualização da rede principal, agora retomou os serviços, após quase 20 horas.

Leia também: IOTA desenvolve plugin no WordPress para monetizar conteúdo

Forex Crypto News: Cripto Facil