H&M está usando blockchain no rastreamento de roupas

H&M está usando blockchain no rastreamento de roupas

A H&M, uma das maiores grifes de fast fashion do mundo, está usando blockchain para rastrear roupas produzidas pela marca, segundo anunciou Sunny Lu, executivo chefe da VeChain, uma das principais plataformas em blockchain do mercado. Segundo Lu, a VeChain está trabalhando junto com a Cos, empresa responsável pela produção as roupas comercializadas na H&M.

Segundo as declarações de Lu, as empresas estão trabalhando em um projeto chamado “brand fast fashion” no qual mais de 4.000 produtos estão sendo rastreados usando o “MyStory”, uma plataforma de rastreabilidade com blockchain desenvolvida pelo VeChain em parceria com a sociedade internacional de classificação DNV GL. No entanto, até o momento da publicação, não houve uma confirmação oficial da H&M sobre o uso de blockchain em sua cadeia de produção.

Um artigo publicado pela Cream, uma empresa de investimentos em blockchain e criptografia e “uma das principais forças motrizes por trás do VeChain“, sugere que a parceria também pode impulsionar o uso da tecnologia para aprimorar o mercado de segunda mão da Cos, o ‘Revender’:

“Por exemplo, itens de vestuário podem ter um emparelhamento NFT (token não fungível) gerado no ponto de venda, fornecendo ao novo proprietário um token que comprova a autenticidade e um registro imutável de propriedade”, sugerindo que o uso de blockchain poderia fortalecer a transparência da cadeia de suprimentos interna, além do monitoramento da sustentabilidade voltado para o consumidor.

Em 2019, a ConsenSys lançou para este segmento uma plataforma em parceria com a Microsoft e com o conglomerado francês de artigos de luxo globais, LMVH. A iniciativa tem como objetivo verificar a autenticidade de itens produzidos pela marca que é responsável por itens das marcas Louis Vuitton e Christian Dior.

Leia também: LG testa moeda digital baseada em blockchain para reduzir contaminação pela Covid-19 entre funcionários

Leia também: Aplicativo blockchain permite que empresas monetizem suas chamadas no Zoom e recebam em criptomoedas

Leia também: Golpistas se passam por representantes da OMS em novo golpe com criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil