Há 10 anos, Satoshi Nakamoto se despedia da comunidade de Bitcoin

Há 10 anos, Satoshi Nakamoto se despedia da comunidade de Bitcoin

O último fim de semana foi mais uma data especial para a comunidade de criptomoedas. No dia 12 de dezembro, completaram-se 10 anos desde que Satoshi Nakamoto escreveu pela última vez no fórum Bitcointalk.

Durante quase dois anos depois do lançamento do Bitcoin, Satoshi foi extremamente ativo. Ele forneceu grande apoio e suporte para a comunidade.

Mas depois daquela data, ele desapareceu. Sua última atividade no Bitcointalk foi às 04h45 (UTC) do dia 13 de dezembro de 2010. Ninguém mais ouviu falar dele desde então.

Histórico de postagens de Satoshi até seu desaparecimento
Histórico de postagens de Satoshi até seu desaparecimento. (Fonte: Bitcointalk).

A última postagem de Satoshi no fórum foi sobre como prevenir ataques de negação de servidor (DoS, na sigla em inglês) ao Bitcoin. Confira a mensagem completa abaixo:

Há mais trabalho a fazer no DoS, mas estou fazendo uma compilação rápida do que tenho até agora, caso seja necessário, antes de me aventurar em ideias mais complexas. A compilação para isso é a versão 0.3.19.

–Adicionou alguns controles DoS
Como Gavin e eu dissemos claramente antes, o software não é de forma alguma resistente a ataques DoS. Esta é uma melhoria, mas ainda há mais maneiras de atacar do que posso contar.

Estou deixando a parte -limitfreerelay como um switch por enquanto e está lá se você precisar.

– Alertas de “modo seguro” removidos
Os alertas de “modo de segurança” eram uma medida temporária após o bug de estouro de 0.3.9. Podemos dizer o quanto quisermos que os usuários podem apenas executar com “-disablesafemode”, mas é melhor não tê-lo por causa das aparências. Nunca pretendeu ser um recurso de longo prazo. O modo de segurança ainda pode ser acionado ao ver uma cadeia de bloqueio inválida mais longa (maior PoW total).

Criador do Bitcoin permanece anônimo até hoje

Quando Satoshi desapareceu, o Bitcoin era uma invenção praticamente desconhecida. Porém, 10 anos depois, o cenário é totalmente diferente.

O preço do Bitcoin atingiu novos recordes e está próximo de sua máxima histórica. Em grande parte, isso ocorreu graças ao investimento de investidores institucionais e endosso de grandes empresas.

Tal valorização deixou muitas pessoas milionárias. O próprio Satoshi Nakamoto hoje seria um homem rico. No entanto, ele jamais revelou sua identidade, tampouco tocou em suas criptomoedas.

A identidade de Satoshi é um dos maiores e mais instigantes mistérios sobre o Bitcoin. Muitas teorias foram criadas ao longo dos anos sobre quem ele poderia ser, sua identidade e paradeiro.

Até hoje, muitas pessoas examinam os endereços mais antigos do Bitcoin. O objetivo é verificar se as carteiras associadas a Satoshi estão sendo movimentadas. Mesmo assim, sua identidade ainda é desconhecida.

Leia também: Analista recomenda criptomoedas DeFi que podem disparar

Leia também: Binance compara crescimento de criptomoedas com Amazon e Google

Leia também: Criptomoedas acumularão mais valor de mercado, afirma Raoul Pal

Forex Crypto News: Cripto Facil