Governo da Índia lançará estratégia nacional para desenvolvimento de blockchain

O governo indiano está trabalhando em uma estratégia nacional de blockchain para expandir a adoção da tecnologia no país, informou a Cointelegraph nesta quarta-feira, 27 de novembro.

De acordo com a matéria, o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia (MeitY) disse que reconhece o potencial da blockchain e a necessidade do desenvolvimento de uma infraestrutura compartilhada para analisar casos de uso da tecnologia. Com isso, o MeitY anunciou o desenvolvimento da “Estrutura Nacional de Blockchain”.

O Ministro de Estado do Desenvolvimento de Recursos Humanos, Comunicações e Eletrônica e TI Sanjay Dhotre observou a capacidade e o potencial da blockchain em setores como governança, bancos, finanças e segurança cibernética, entre outros.

Políticas em andamento na Índia

Embora o anúncio seja um passo tomado a nível nacional, diversos estados indianos já possuem iniciativas com o objetivo de entender e patrocinar o desenvolvimento da blockchain em diversos setores.

O estado indiano de Tamil Nadu está trabalhando em uma política de nível estadual para blockchain e inteligência artificial. As políticas de blockchain e IA de Tamil Nadu devem estabelecer regras básicas sobre como o governo do estado pode aplicar as tecnologias emergentes para a prestação de serviços e resolver problemas de governança.

Já o estado de Telangana, no sul da Índia, também lançou uma política de blockchain que visa estabelecer um ecossistema para startups e institutos de pesquisa da tecnologia. A iniciativa supostamente tem como foco projetos que trabalham para desenvolver aplicativos blockchain para o setor bancário e financeiro, produtos farmacêuticos, logística e soluções para setores governamentais.

E recentemente, conforme relatou o CriptoFácil, o ministro da Defesa indiano destacou as potenciais vantagens do uso da tecnologia blockchain no setor militar.

A posição da Índia em relação às criptomoedas

Embora a nova posição do governo da Índia possa ser pró-blockchain, sua posição em relação às criptomoedas é decididamente hostil. Em julho, o governo indiano propôs um projeto de lei intitulado “Proibição de criptomoedas e regulamentação de moedas digitais oficiais”, que pretendia não apenas impor uma proibição completa do uso de criptomoedas na Índia, mas também introduzir uma “rupia digital” emitida pela Banco Central do país, o Reserve Bank of India (RBI).

A proibição das criptomoedas no país resultou em uma extensa batalha entre o RBI e as exchanges que operam na Índia, batalha que está em andamento na Suprema Corte do país.

Leia também: Binance adquire exchange indiana e planeja adentrar no país

Forex Crypto News: Cripto Facil