Governo da China anuncia empresas que farão parte de comitê nacional para tecnologia blockchain

Governo da China anuncia empresas que farão parte de comitê nacional para tecnologia blockchain

O governo da China anunciou nesta terça-feira, 13 de abril, os nomes dos membros de seu comitê nacional de blockchain, órgão que trabalhará na definição de padrões industriais para a tecnologia. Divulgada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), a lista do comitê é composta por 71 membros, incluindo executivos das gigantes tecnológicas chinesas Baidu e Tencent.

O “Comitê Técnico Nacional de Normalização da Blockchain e da Tecnologia de Contabilidade Distribuída” foi formado após a aprovação pelo Comitê Nacional de Gerenciamento de Normalização, informou o ministério.

Presidido pelo vice-ministro do MIIT, Chen Zhaoxiong, o comitê também conta com cinco vice-presidentes – todos os funcionários do governo – incluindo o vice-presidente do Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do Banco Popular da China (PBoC). Outros membros do comitê incluem executivos de empresas e universidades, como as conhecidas Baidu, Tencent, Huawei; e as Universidades de Pequim, Universidade de Tsinghua, Universidade de Fudan e muito mais.

O ministério está buscando feedback público sobre os membros do comitê até 12 de maio de 2020. “Se você tem opiniões diferentes, envie-as para o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério e […] envie um email para KJBZ@miit.gov.cn”, solicitou o ministério.

A criação do novo comitê reforça o empenho do governo chinês em se tornar líder no desenvolvimento da tecnologia blockchain em um momento no qual a demanda por empregos na área aumenta cada vez mais e também no qual a China aparece como destaque em várias listas sobre iniciativas com blockchain.

Leia também: Plataforma PIER do BACEN custou mais de R$ 1 milhão e será baseada na blockchain da JP Morgan

Leia também: Órgão regulador da China afirma que exchanges falsificam volumes de negociações de criptoativos

Leia também: Pesquisa mostra que Tencent e Alibaba registraram a maior quantidade de patentes de blockchain em 2019

Forex Crypto News: Cripto Facil