Golpistas usam DeepFake para roubar criptomoedas

Golpistas usam DeepFake para roubar criptomoedas

A mais nova arma para tentar enganar investidores e roubar criptomoedas é a tecnologia DeepFake. Trata-se de uma técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em técnicas de inteligência artificial usada para combinar a fala qualquer a um vídeo já existente.

Assim, os golpistas estão se passando pelo fundador da Tron Justin Sun para tentar roubar criptoativos das vítimas.

Eles convidam as vítimas para uma chamada de vídeo por Skype prometendo uma parceria com o Tron e quem aparece no vídeo é o próprio Justin Sun. Só que não. Já que os criminosos usam a tecnologia para sincronizar a fala com a imagem de Sun.  

O vídeo acima, que conta sobre o golpe, foi publicado no dia 23 de maio pelo canal Mochimo Official. Na abertura, o vídeo explica que o mochimo.org foi contatado por muitos golpistas que fingem ser pessoas e organizações importantes. No entanto, segundo o Mochimo, este é de longe um dos golpes mais impressionantes.

“Tudo começou quando recebemos um contato do linkedin de “Shelly Wu da Fundação Tron”, diz o vídeo.

A equipe do Mochimo explicou que, como a conexão parecia legítima, eles decidiram ouvir a oferta.

Os criminosos chegaram a enviar um passaporte para KYC que foi retirado de uma foto de Justin Sun e que passou por uma fragmentação visual. 

Outro alvo da DeepFake de Sun

Outra vítima desses criminosos foi Kyle Pierce, CEO da uPlexa (UPX). Ele revelou no dia 24 de maio que também foi contactado no Linkedin por alguém que afirmava trabalhar para uma empresa chamada “Ledger Capital” que teria uma parceria com a Tron. Em seguida, veio o “Skype com Sun”. 

“Eu dei a “Justin” um teste para ver o quão horrível ele realmente é. Pergunto-lhe se terei acesso aos fundos dentro de sete meses ou mais, pois passarei por uma cirurgia cardíaca crítica. Ele responde com ‘os tokens não estão bloqueados e você tem acesso a eles. Tudo será declarado no contrato e lamento ouvir isso. Desejo que o processo da cirurgia corra bem para você’”, detalhou Pierce. “Aí está, um assassino tanto quanto um golpista”, destacou.

Por fim, para se proteger desse tipo de golpe, Pierce recomendou NÃO trocar informações com estranhos on-line que chegam com propostas que parecem boas demais para ser verdade. 

“Se você receber um email de alguma “empresa” disposta a fornecer algum tipo de valor, pelo menos, verifique a Estrutura de Política do Remetente e as Chaves de Identidade de Domínio. Se eles não corresponderem, o email não veio do servidor de origem da própria empresa. Mesmo assim, seja cético. Se a oferta é para você “enviar dinheiro a eles” ou “pagar algum tipo de taxa” ou qualquer coisa relacionada a você enviar seu dinheiro ou fornecer KYC / identificação com foto / informações pessoais, NÃO O FAÇA!”

Leia também: Golpe de empresa que prometia investimento em Bitcoin pode chegar a R$ 1 bilhão

Leia também: Câmara Municipal no Mato Grosso sofre ataque e hackers pedem resgate em Bitcoin

Leia também: Hacker afirma que conseguiu dados das fabricantes de carteira Trezor e Ledger

Forex Crypto News: Cripto Facil