Golpe do PIX: Nubank denuncia prática e diz que não existe bug

Golpe do PIX: Nubank denuncia prática e diz que não existe bug

Circula nas redes mais um golpe com o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, o PIX. Dessa vez, a promessa é de um “PIX de dobro” que devolveria duas vezes o valor transferido para o usuário. 

A estratégia se assemelha muito a um clássico golpe no mercado de criptomoedas. O golpista dá o endereço de uma carteira à qual tem acesso e promete devolver o dobro ou mais do valor enviado pela vítima.

Assim como no caso das criptomoedas, o PIX em dobro também é um golpe. Pelo menos é o que afirma o Nubank.

PIX em dobro é golpe

Conforme noticiou nesta terça-feira (19) o portal Tecnoblog, vídeos e capturas de tela que estão sendo compartilhados nas redes mostram o que seria um bug no PIX.

De acordo com essas informações, o usuário só precisaria enviar dinheiro para uma chave aleatória que receberia um estorno em dobro. A suposta falha estaria afetando em especial o Superdigital, banco digital do Santander. 

Mas o Nubank garante que se trata de uma isca para golpe. O envio do dinheiro até funciona, mas o retorno não.

“Não existe o tal bug do PIX ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, afirmou o Nubank em seu blog oficial.

Segundo a fintech, os vídeos que acompanham essas mensagens para tentar enganar as pessoas são editados ou contêm truques.

O Nubank explicou que, para mostrar a tal transferência em dobro, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências, mas só mostrem uma na gravação. 

Por fim, o banco digital alerta para que os usuários desconfiem de mensagens que prometem ganho de dinheiro fácil.

Vale ressaltar que o mesmo se aplica aos usuários de criptomoedas.

Superdigital com instabilidade

O Superdigital, de fato, apresentou instabilidade nos últimos dias. O banco digital publicou um aviso em sua conta no Facebook informando sobre uma manutenção:

“Estamos em manutenção dos mecanismos de segurança de nossa plataforma; lamentamos os transtornos que isso possa causar nas próximas horas”.

Leia também: Bitcoin pode passar de R$ 600.000 até agosto, diz veterano

Leia também: Empresa usa clima do Ártico para facilitar mineração de Bitcoin

Leia também: Político cita Bitcoin como possível moeda de reserva global

Forex Crypto News: Cripto Facil