Gigante da internet Baidu lança criptomoeda Xuperchain

Um dos maiores mecanismos de busca na internet do mundo, o Baidu, acaba de lançar sua própria criptomoeda chamada Xuperchain. De acordo com o site de notícias Decrypt, que reportou o fato nesta segunda-feira, 06 de janeiro, a rede é compatível na China e usa uma série de masternodes (nó de uma criptomoeda que mantém a cópia completa da blockchain em tempo real) para executá-la, indicando que ela não é descentralizada.

Apesar disso, a Xuperchain pode ser categorizada como uma criptomoeda de alto desempenho. A rede baseada em blockchain pode suportar mais de 10.000 transações por segundo. 

Ajuda na governança do país

O whitepaper da Xuperchain explica que a plataforma foi projetada para suportar aplicativos baseados em blockchain semelhantes ao Ethereum. Segundo o documento, o ativo tem como objetivo ajudar a modernizar a capacidade de governança da China, bem como ajudá-la a ultrapassar outros países no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia blockchain. A iniciativa também visa atender ao “13º Plano Nacional de Informatização de Cinco Anos”, lançado em 2016, que inclui a tecnologia blockchain como um dos pontos focais.

O documento também afirma que o Baidu tem mais de 50 patentes para a plataforma de blockchain e o que o código subjacente para a Xuperchain foi criado em maio de 2019, em código aberto e pode ser visualizado no GitHub. A plataforma também possui seu próprio explorador de blocos, onde os usuários podem analisar as transações na rede.

China quer acelerar o desenvolvimento da blockchain

O lançamento da Xuperchain acontece alguns meses depois do presidente da China, Xi Jinping, ter feito um discurso pedindo que o país acelere sua adoção da tecnologia blockchain como um núcleo de inovação, conforme reportou o CriptoFácil em outubro de 2019. Na ocasião, ele declarou:

“Devemos considerar a blockchain como uma importante mudança para a inovação independente das principais tecnologias, esclarecer as principais direções, aumentar o investimento, focar em várias tecnologias principais e acelerar o desenvolvimento da blockchain e da inovação industrial.”

Leia também: Site de buscas Baidu quer censurar discussões sobre criptomoedas em seus fóruns online

Forex Crypto News: Cripto Facil