França testará moeda digital em 2020

O governador do Banco Central da França, François Villeroy de Galhau, anunciou que a entidade começará a fazer “experimentos” com ativos digitais e “lançará uma chamada para projetos”. Segundo ele, o projeto começará a ser executado antes do fim do primeiro trimestre de 2020, ou seja, daqui três ou quatro meses.

O comentário foi feito na ACPR, uma agência francesa de regulação de bancos e seguros com sede em Paris. As informações foram reportadas pelo site de notícias News BTC nesta quarta-feira, 04 de dezembro.

Galhau afirmou, no entanto, que a iniciativa, se lançada, não promoverá o anonimato generalizado durante as grandes transações do ativo, que é um dos principais aspectos das moedas digitais. 

“Limiares nos valores de transações anônimas, como já é feito na França para pagamentos em dinheiro eletrônico ou em dinheiro, podem ser introduzidos para esse fim”, ponderou ele. 

De acordo tuítes do Banco Central da França, Galhau destacou ainda que o país deveria assumir uma posição de pioneirismo no cenário mundial no que diz respeito à emissão de criptomoedas por parte dos bancos centrais. Ele ressaltou também que a França deve fazer sua contribuição para essa inovação, mas de forma séria e metódica:  

“Vejo o interesse em avançar rapidamente a emissão de pelo menos uma moeda digital do banco central para ser o principal emissor globalmente e obter os benefícios associados ao fornecimento de uma moeda digital exemplar do banco central”, observou o governador”, observou Galhau. 

Iniciativa pode abrir precedentes na Europa

A comunicado de Galhau foi feito cerca de cinco semanas depois da França liderar um grupo de países que quer impedir o lançamento da Libra (stablecoin do Facebook) na Europa, conforme reportado pelo CriptoFácil.

Caso o lançamento do criptoativo seja confirmado, a França pode abrir precedentes para que a iniciativa seja implementada por outros países da zona Euro.

Leia também: Decathlon e Sephora estão entre as 25 mil lojas que aceitarão Bitcoin na França em 2020

Forex Crypto News: Cripto Facil