FBI alerta para aumento de esquemas usando criptomoedas

FBI alerta para aumento de esquemas usando criptomoedas

De acordo com um comunicado oficial, o FBI alertou que os esquemas fraudulentos usando criptomoedas estão aumentando devido ao medo e a incerteza durante a pandemia do COVID-19.

O FBI recomenda que o usuário esteja atento a um aumento nos seguintes esquemas de fraude de criptomoeda relacionados ao COVID-19:

Tentativas de chantagem: E-mails ou cartas ameaçadoras nos quais os golpistas afirmam ter acesso às suas informações pessoais ou conhecimento de seus “segredos sujos” e exigem pagamento no Bitcoin para impedir a divulgação dessas informações estão circulando há anos. Com o advento do COVID-19, há uma nova reviravolta nesse golpe. A correspondência afirma que o escritor liberará suas informações e infectará você e / ou sua família com coronavírus, a menos que o pagamento seja enviado a uma carteira Bitcoin.

Trabalho de golpes domésticos: Os golpistas, que se apresentam como empregadores, podem solicitar que você aceite uma “doação” de fundos em sua própria conta bancária e os deposite em um quiosque de criptomoedas. A chamada “doação” provavelmente é dinheiro roubado de outras pessoas. Sua aceitação e transferência do dinheiro roubado são consideradas atividades ilegais de mulas de dinheiro e transmissão de dinheiro potencialmente não licenciada.

Pagamento de tratamentos ou equipamentos inexistentes: Sabe-se que os golpistas atraem clientes de sites confiáveis ​​de comércio eletrônico que oferecem produtos que alegam impedir o COVID-19 em sites de mensagens não relacionados e não regulamentados a aceitar pagamentos em criptomoedas para produtos que não existem realmente.

Golpes de investimento: Os criminosos geralmente lançam investimentos fraudulentos em uma “nova” criptomoeda em desenvolvimento, como uma oferta inicial de moedas (ICO) ou outro veículo de investimento para levar o dinheiro da vítima. Esses golpes geralmente envolvem cenários que parecem “bons demais para ser verdade” – oferecendo grandes retornos monetários para um investimento pequeno e de curto prazo. A realidade é que os golpistas roubam o dinheiro do investimento para uso pessoal e utilizam as complexidades da criptomoeda para ocultar o verdadeiro destino dos fundos roubados.

Embora existam instituições de caridade legítimas, plataformas de investimento e sites de comércio eletrônico que aceitem pagamento em criptomoeda, a pressão para usar uma moeda virtual deve ser considerada uma bandeira vermelha significativa.

Como fugir de esquemas?

Para se proteger de fraudes nesses casos é preciso estar alerta e fazer uma checagem em cada caso, como por exemplo, se for a venda de um produto, verifique o fornecedor e o site, se for uma instituição de caridade, verifique se é legítimo e aceita criptomoeda antes de enviar pagamentos/doações. Mas se for sobre um possível investimento, realize uma extensa pesquisa sobre possíveis oportunidades de investimento e não use suas contas bancárias pessoais para atividades relacionadas ao trabalho em casa ou forneça as informações da sua conta bancária a alguém que não esteja nomeado na conta.

Leia também: Justiça deixa de obrigar 3xbit a pagar criptomoedas de cliente por medo de irreversibilidade

Leia também: G44 não cumpre acordos com clientes e justiça bloqueia imóvel de R$ 1,8 milhão

Leia também: Midas Trend não tem Bitcoins para pagar investidores após ser “hackeada”

Forex Crypto News: Cripto Facil