Famoso fórum Bitcointalk completa 10 anos

Praticamente todo entusiasta de criptoativos sabe que o Bitcoin foi um presente deixado à humanidade por Satoshi Nakamoto, com a premissa de ser a ferramenta responsável por libertar a população da necessidade de instituições bancárias.

Contudo, é possível que muitos destes mesmos entusiastas não conheçam outro importante presente deixado por Nakamoto: o Bitcointalk. Trata-se do fórum mais famoso do mercado de criptoativos, onde episódios relevantes do ecossistema ocorreram, projetos foram desenvolvidos e parcerias foram firmadas.

No dia 22 de novembro de 2009, há exatos 10 anos, sob o nome de “satoshi”, o criador do Bitcoin deixou a primeira mensagem do fórum. A publicação continha apenas uma mensagem de boas vindas para os novos membros.

Com um template simples e objetivo, o fórum protagonizou a primeira transação de Bitcoin por um bem, evento que ficou conhecido como o Pizza Day. Foi por meio do Bitcointalk que Laszlo Hanyecz ofereceu 10 mil Bitcoins para comprar uma pizza.

Para os traders, foi também no Bitcointalk que se originou o meme “HODL”, após um usuário do fórum escrever durante a segunda grande alta do Bitcoin em 2013 que faria “hodl” (ou hold na forma correta, que significa segurar em inglês). O usuário que protagonizou o meme, GameKyuubi, até hoje é um membro ativo do Bitcointalk.

Também no Bitcointalk parcerias foram firmadas. No primeiro dia da terceira edição do CriptoBlock, realizado entre os dias 15 e 16 de novembro, João “Girino” e Gabriel Rhama – ambos representando a criptomoeda Decred – afirmaram que se conheceram por meio do fórum.

Por mais que o whitepaper do Bitcoin e a mineração do bloco gênese sejam dois acontecimentos marcantes para a história da criptomoeda dominante do mercado, a existência do Bitcointalk foi também uma fundamental ação de Satoshi Nakamoto para ajudar a unir os entusiastas da criptomoeda e difundir diferentes conceitos ao redor dela em um mesmo lugar.

Leia também: A história do Bitcoin parte 20: O primeiro dólar

Forex Crypto News: Cripto Facil