Facebook teria se reunido com líderes britânicos antes do anúncio oficial da Libra

De acordo com o site de notícias Reuters, o Facebook se encontrou com o Ministério das Finanças britânico, o Banco Central e autoridades reguladoras semanas antes de tornar públicos seus planos para a moeda digital Libra.

Os detalhes das reuniões, a qual a Reuters teve acesso, mostram o esforço da maior rede social do mundo, que tentou obter apoio para seus planos antes da inauguração da Libra em 18 de junho.

Apesar das reuniões, o anúncio da Libra atraiu uma resposta cética de reguladores e políticos na Europa e nos Estados Unidos, com preocupações centradas em seu potencial de prejudicar o sistema financeiro mundial, prejudicar a privacidade e promover a lavagem de dinheiro.

O chefe do Banco da Inglaterra está entre os que avisaram que Libra pode representar riscos para o sistema financeiro e, portanto, deve enfrentar altos obstáculos regulatórios. O principal regulador financeiro da Grã-Bretanha também disse que são necessárias mais informações para Libra obter a aprovação.

De acordo com a reportagem, o Facebook se encontrou com um ministro júnior e funcionários encarregados da política de criptomoedas no ministério das finanças da Grã-Bretanha em 23 de abril. Um dia depois, reuniu-se com a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) para discutir Libra, de acordo com os horários divulgados pelo ministério das finanças e pelo cão de guarda.

No mês seguinte, em 14 de maio, o Facebook se encontrou com funcionários do Ministério das Finanças, Bank of England e FCA sobre Libra.

O Facebook e a Libra Association, com sede em Genebra, se recusaram a comentar as reuniões. Quando anunciou o projeto, com lançamento previsto para 2020, o Facebook informou ter encontrado autoridades e reguladores nos Estados Unidos e no exterior.

Uma porta-voz do Facebook afirmou que:

“O envolvimento com reguladores, formuladores de políticas e especialistas é fundamental para o sucesso de Libra. Essa foi toda a razão pela qual o Facebook, juntamente com outros membros da Libra Association, compartilhou nossos planos mais cedo.”

Leia também: Banco Central Europeu planeja criptomoeda para concorrer com a Libra do Facebook

Forex Crypto News: Cripto Facil