Exchanges dos EUA criam sistema para classificar se criptomoedas são títulos financeiros

Exchanges de criptoativos dos Estados Unidos, incluindo Coinbase, Kraken, Circle Internet Financial e Bittrex, desenvolveram um sistema para classificar quais criptomoedas têm chances de ser títulos financeiros.

Conforme noticiado pelo The Block nesta segunda-feira, 30 de setembro, o sistema pretende ajudar as exchanges a decidirem quais criptomoedas devem e não serem listadas em suas plataformas.

Por meio do recém formado Crypto Ratings Council (CRC), os operadores de exchanges publicarão classificações online de criptomoedas em uma escala de um a cinco, com o maior valor significando que um token é um título financeiro. Emissores de tokens não terão influência sobre as classificações, embora eles possam fornecer informações para contestar a pontuação recebida pela sua criptomoeda.

Bitcoin recebeu nota um do Crypto Ratings Council, indicando que é pouco provável que ele seja considerado um título financeiro. Outros membros do conselho incluem exchanges e serviços de custódia como Anchor Labs, DRW Holdings, Genesis Global Trading, Grayscale Investments e Paxos Trust.

Abaixo, é possível conferir as pontuações de diversas criptomoedas de acordo com o Crypto Rating Council. O XRP (token nativo da rede Ripple) recebeu nota quatro:

Mary Beth Buchanan, membro do conselho da Kraken, afirmou:

“É nossa esperança que a SEC veja isso como um passo positivo. Isso mostra à SEC o que cada exchange está fazendo para chegar à uma decisão.”

Em diversas ocasiões, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) processou emissores de tokens por supostamente violarem as leis de títulos financeiros, inclusive a Kik Interactive e a ICOBox. O diretor da instituição Jay Clayton recentemente afirmou que qualquer venda de título financeiro deve seguir as regras da SEC.

“Se você está realizando uma oferta inicial de moedas [ICO] ou venda de ações, e você quer vender isso privadamente, siga as regras. Se você quer fazer uma oferta pública [IPO] com um token, venha falar conosco.”

Leia também: SEC adia novamente decisão sobre proposta de ETF da Wilshire Phoenix

Forex Crypto News: Cripto Facil