Exchanges brasileiras ficarão sem PIX neste sábado (16)

Exchanges brasileiras ficarão sem PIX neste sábado (16)

Neste sábado (16), o PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, não estará funcionando em algumas exchanges de criptomoedas nacionais.

Isso porque o Banco Brasil Plural anunciou que na manhã do dia 16 realizará uma manutenção em seu banco de dados junto à Matera.

A desenvolvedora de tecnologia para o mercado financeiro é responsável pela integração das operações de algumas plataformas de criptoativos com o banco Plural.

PIX com limitações em exchanges de criptomoedas

Por conta da manutenção, a API (sigla em inglês para “Interface de Programação de Aplicações”) da instituição financeira estará indisponível para seus clientes.

Na prática, isso quer dizer que até será possível fazer movimentações com o PIX nas plataformas. No entanto, as transações não serão compensadas instantaneamente.

Portanto, Mercado Bitcoin, BitPreço, BitcoinTrade e outras plataformas de criptomoedas que usam o sistema do Plural terão limitações quanto ao uso do PIX.

A manutenção foi anunciada nesta sexta-feira (15), conforme informou Ney Pimenta, CEO da BitPreço, ao CriptoFácil. Das 7h às 12h a API do Plural estará indisponível:

Captura de tela de aviso enviado pelo Banco Plural aos clientes nesta sexta-feira (15)
Captura de tela de aviso enviado pelo Banco Plural aos clientes nesta sexta-feira (15)

Exchanges avisam clientes sobre manutenção

Algumas plataformas de moedas digitais que usam o Plural já avisaram seus clientes sobre a manutenção na manhã do próximo sábado.

Procurada pelo CriptoFácil, o Mercado Bitcoin, avisou que os usuários poderão enviar dinheiro via PIX para a plataforma. Entretanto, a transação só será efetivada após a manutenção, prevista para encerrar ao meio dia.

Já as outras funções e tipos de transferências estarão funcionando normalmente.

“Sábado (16/01), pela manhã, haverá uma manutenção programada em nosso sistema Pix. Essa atualização ocorrerá de 7h a 12h. Durante esse horário, nossa plataforma seguirá funcionando normalmente e você ainda poderá fazer um PIX. Mas a efetivação do valor em sua conta ocorrerá após a atualização”, informou o Mercado Bitcoin.

A BitcoinTrade também confirmou, em nota, que será umas das afetadas pela manutenção.

Entretanto, como informou Bernardo Teixeira, CEO da exchange, a plataforma continuará aceitando transferências entre contas (Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil).

Além disso, “seguirá aprovando os depósitos na mesma velocidade de sempre”, disse.

Leia também: Trader lista 14 criptomoedas “baratas” para lucrar em janeiro

Leia também: Chainlink dispara 16% e atinge sua máxima histórica

Leia também: Estagiário larga emprego por day trade e diz fazer R$ 700 mil

Forex Crypto News: Cripto Facil