Dólar ou Bitcoin?

Dólar ou Bitcoin?

A resposta é: os dois. 

É muito comum quem negocia criptomoedas usar stablecoins pareadas em dólar para fazer trade ou esperar novas entradas. Mas você já imaginou se investidores tradicionais brasileiros descobrem a facilidade que é usar criptomoedas lastreadas em dólar para se proteger da possível desvalorização do real desencadeada pela crise do coronavírus e pela nossa histórica economia desajustada?

A importância do Bitcoin para se proteger da manipulação econômica e desvalorização das moedas fiat já é assunto chave na educação financeira cripto. E inclusive é muito comum criticarmos o Fed e as suas ações de injeção de liquidez infinita de moeda americana. Mas gostando ou não o dólar AINDA é a reserva de valor mundial. 

Nesses períodos de grande incerteza é comum a busca por ativos que protejam o patrimônio da depreciação e é a moeda americana que ocupa esse papel. Nesse momento de crise planetária e aversão ao risco, o aumento da demanda por dólares está valorizando a moeda americana. Contudo o processo inverso está ocorrendo com as moedas mais fracas, como o real, que se desvalorizam agravando ainda mais a crise local.

Enquanto o mundo enxergar o dólar como um ativo de segurança e continuar demandando por ele, as impressoras do Fed continuarão a todo o vapor. Como investidores cripto entendemos a importância do Bitcoin nesse cenário de expansão monetária sem lastro e aguardamos o momento em que esse modelo econômico será substituído.

Ao mesmo tempo somos brasileiros, enxergamos os problemas da nossa economia, das nossas políticas cambiais e o quanto a nossa moeda é facilmente depreciável frente a crises e a moedas mais fortes. É por isso que, por mais dolorido que seja, adquirir stablecoins pode ser uma estratégia interessante de curto e médio prazo.

Resumindo: recorremos ao dólar pra nos proteger do real e ao Bitcoin para nos proteger do dólar e do sistema  econômico atual.

Será que o uso das stablecoins podem abrir o caminho  para a adoção das criptos em países com instabilidade econômica e ser uma muleta até que o volátil mercado cripto amadureça, estabilize e, finalmente, o Bitcoin seja considerado reserva de valor?

Leia também: Como ganhar dinheiro com Bitcoin?

Leia também: Bitcoin supera valorização do S&P 500 pela primeira vez desde início da crise

Leia também: Carol Dias recomenda que vencedora do BBB invista em Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil