Dataprev indica blockchain como ponto de foco em 2020

Dataprev indica blockchain como ponto de foco em 2020

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) publicou no dia 20 de abril suas demonstrações contábeis referentes a 2019, no Diário Oficial da União (DOU).

Na área dedicada a “Novos negócios e Inovação”, a Dataprev afirma que quer tornar seus centros regionais em centros de excelência da indústria 4.0, especializados em blockchain, experiência do usuário (UX) e Internet das Coisas (IoT).

Já está no caminho

Em dezembro de 2019, a Dataprev já havia realizado um curso sobre blockchain – focado na Hyperledger – para sua unidade no Rio de Janeiro, ministrado pela Blockchain Academy. Em março deste ano, foi publicado no DOU que a Blockchain Academy lecionaria um novo curso para a Dataprev, na unidade de Santa Catarina.

Além disso, em junho de 2019, o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) afirmou que a instituição federal e a Dataprev seriam os pilares do “governo 4.0”. Caio Paes de Andrade disse sobre implantar a tecnologia 4.0 no estado:

“Inovação é mais que trazer tecnologia de ponta; é, praticamente, reinventar o Estado brasileiro.”

Desta forma, não surpreende que a empresa focada em tecnologia esteja buscando se especializar em blockchain.

Em 2019 também foi inaugurado o Laboratório de Inovação da Dataprev, em Brasília, cujo objetivo também é fomentar novas tecnologias. No trecho sobre inovação das demonstrações contábeis, a Dataprev informou:

“Ainda em 2019, houve a inauguração do primeiro Laboratório de Inovação, em Brasília, um importante espaço utilizado em ações junto aos parceiros e clientes. Em 2020, estamos trilhando um caminho rumo a transformação das Unidades de Desenvolvimento regionais em Centros de Excelência, especializados em disciplinas essenciais a Inovação, como UX (Experiência do Usuário), IOT (Internet das Coisas) e Blockchain.”

Tendo em vista que um dos pilares do governo 4.0 já declarou abertamente sua preocupação em se especializar em blockchain, o futuro da utilização desta tecnologia na gestão pública parece promissor, principalmente se considerado em conjunto com outras soluções já em andamento.

Leia também: Blockchain está entre as tecnologias emergentes mais demandadas por empresas, diz estudo

Leia também: Sony anuncia lançamento de banco de dados baseado em blockchain

Leia também: Engenheiros de Portugal usam blockchain para arrecadar doação para fundo da OMS

Forex Crypto News: Cripto Facil