Crypto Valley da Suíça busca ajuda do governo para enfrentar crise

Crypto Valley da Suíça busca ajuda do governo para enfrentar crise

Por mais irônico que possa parecer, uma das regiões mais livres e inovadoras do mundo solicitou ajuda do estado devido à crise. Trata-se do famoso “Crypto Valley“.

Localizado na região de Zurique, na Suíça, o Crypto Valley é uma região favorável às empresas de tecnologia, especialmente para as empresas do setor de criptoativos. De acordo com um relatório da Bloomberg, o local está buscando um fundo de 100 milhões de francos suíços (R$581 milhões) do governo federal. Esse fundo é alocado para resgatar empresas que passam por problemas financeiros.

O diretor de finanças cantonal (o equivalente suíço aos estados), Heinz Taennler, disse que o fundo consistiria em investimentos privados, contribuições de governos locais e garantias federais.

Fintechs lutando contra a crise

A legislação e inovação favoráveis ​​fizeram da Suíça um lugar atraente para startups de blockchain. Atualmente, no entanto, não se espera que a maioria dessas empresas de sobreviva à crise gerada pela pandemia de Covid-19, pois os investidores em private equity retiraram boa parte do financiamento. O relatório acrescentou que:

“Das 50 maiores empresas que operam na região, apenas metade disse, em uma pesquisa, que elas conseguirão atravessar pelos próximos 12 meses nas condições atuais”.

O governo suíço anunciou no início desta semana que fornecerá 154 milhões de francos (R$883 milhões) em garantias de crédito para startups, mas isso será insuficiente, disse Taennler.

Muitas startups não geram receita suficiente para se qualificarem a empréstimos bancários sob o pacote de ajuda contra a Covid-19 do governo federal. Por conta disso, a pandemia pode causar um estrago considerável em uma das regiões mais abertas ao mercado de criptoativos em todo o mundo.

Leia também: Coronavírus aumenta busca por moedas digitais de bancos centrais, diz funcionário do BIS

Leia também: Especialista defende importância da blockchain na luta contra o coronavírus

Leia também: Golpistas se passam por representantes da OMS em novo golpe com criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil