Criptoativos são destaque em canal de comunicação criado pela CVM aberto ao público

Em agosto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um canal de comunicação com o público chamado Ponte de Inovação. De acordo com uma publicação da autarquia, 15 consultas foram feitas e os destaques são criptoativos e robô advisor.

Importante troca entre a CVM e o mercado

Nas palavras de Bruno Luna, Superintendente da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Risco da CVM:

“Desde 28/8, quando lançamos o Ponte de Inovação ao público, recebemos 15 consultas, incluindo de público estrangeiro. Criptoativos e robô advisor foram destaque nas interações, que já têm proporcionado novos debates internos, devido às experiências e aos questionamentos relatados. Essa troca é muito importante para observar caminhos possíveis para avanços no mercado de capitais. E queremos mais. Esperamos intensificar esse diálogo no próximo ano.”

Os assuntos abertos e que podem ser discutidos com a CVM pela Ponte de Inovação são criptoativos, sandbox, blockchain, robô advisor e inteligência artificial. Frederico Shu, Chefe do Centro de Desenvolvimento em Ciência de Dados, também se pronunciou sobre a efetividade do programa:

“Por ser um contato direto e rápido, conseguimos atender com eficiência as expectativas do público que nos procura. Todas as mensagens são respondidas na maior brevidade. As 15 demandas recebidas, por exemplo, tiveram a primeira resposta no prazo máximo de 1 semana. E essa proximidade tende a gerar frutos, inclusive, acadêmicos. Estamos estudando a elaboração de um Acordo de Cooperação com uma universidade para o fomento de pesquisas a serem desenvolvidas por alunos de doutorado focadas em inovações financeiras no mercado de capitais.”

Interessante ver que a interação do público com a CVM se dá, em sua maior parte, sobre criptoativos. Mais interessante ainda ver que o portal criado pela autarquia pode gerar frutos acadêmicos, como é possível ver ao fim da declaração de Shu, embora a instituição não tenha sido revelada.

Leia também: CVM levanta possibilidade de usar blockchain em cadastro de investidores

Forex Crypto News: Cripto Facil