Consórcio de empresas globais de petróleo e gás usa blockchain para digitalizar processos

Um grupo formado por empresas globais de petróleo e gás, como a Chevron e Shell, anunciou em um comunicado à imprensa, publicado nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, que implementou com sucesso a tecnologia blockchain para digitalização de processos. A iniciativa é uma parceria com o provedor canadense de tecnologia GuildOne.  

O Oil & Gas Blockchain Consortium (OOC) usou, de forma pioneira, um aplicativo blockchain para a Votação de Autorização para Despesas (AFE, sigla em inglês), procedimento utilizado no setor de petróleo e gás para aprovar projetos de capital e despesas. O comunicado explica que, tradicionalmente, a votação é feita por meio de um processo manual e orientado por papel, que pode ser lento e resultar em disputas subsequentes de interesses profissionais. 

“O Blockchain busca otimizar o processo de aprovação, reduzindo o tempo e os erros do ciclo, além de fornecer documentação imutável dos interesses profissionais finais”, diz o comunicado.

Teste da blockchain

De acordo com o anúncio, a prova de conceito de votação (POC, sigla em inglês) testou a tecnologia blockchain para enviar cédulas e realizar eleições digitalmente. Os fluxos de trabalho do consórcio também foram habilitados por contrato inteligente que calculam interesses de trabalho automaticamente. 

A presidente do OOC, Rebecca Hofmann, celebrou os testes e o sucesso obtido com o uso da blockchain:

“Estamos muito entusiasmados por concluir a construção e o teste deste POC em menos de quatro meses. A prova bem-sucedida da aplicação da blockchain no processo de votação da AFE com todas as dez empresas membros da operadora demonstra o poder dessa tecnologia e sua capacidade de transformar as atividades comerciais fundamentais de petróleo e gás”.

O vice-presidente do consórcio, JD Franke, destacou que a implementação da blockchain na votação é apenas um dos casos de uso da tecnologia. 

“O sucesso deste POC demonstra como a indústria pode usar a tecnologia blockchain para resolver esses problemas, e esperamos aproveitar os aprendizados deste projeto para realizar as principais estruturas e diretrizes da indústria de petróleo e gás.”

Sobre o consórcio Oil & Gas Blockchain Consortium

O Oil & Gas Blockchain Consortium é um consórcio da indústria de petróleo e gás fundado para promover a tecnologia blockchain. Além disso, visa impulsionar aprendizados, diretrizes, estruturas e recursos do setor em torno de pontos comuns da indústria. Os membros atuais incluem Chevron, ConocoPhillips, Equinor, ExxonMobil, Hess, Marathon, Noble Energy, Pioneer Natural Resources, Repsol e Shell.

Leia também: Gigante da mineração junta-se à rede blockchain para rastrear cobalto

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *