Confira exemplos de aplicações de contratos inteligentes

Neste artigo, serão abordadas algumas aplicações que já foram dadas aos contratos inteligentes, que envolvem não apenas o mundo das finanças, mas também outras áreas.

Como vimos, os contratos inteligentes permitem que qualquer tipo de aplicação possua regras próprias e com que tais regras sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Confira!

Slock.it

A Slock.it é uma empresa que tem como objetivo utilizar contratos inteligentes para facilitar o aluguel de objetos: bicicletas, carros e até casas. Com esse sistema, um contrato inteligente de aluguel é criado entre as partes definindo o prazo de locação e os valores. Após definidas as “cláusulas”, o locatário deposita os tokens correspondentes ao pagamento no endereço do contrato, que libera o acesso deste ao bem locado. Após o fim do contrato, o acesso do locatário é bloqueado e o bem fica liberado para uma nova locação. Com isso, a Slock.it elimina a necessidade de intermediários (imobiliárias, locadoras de carros, etc) e de seus custos.

Brave Browser

O Brave Browser é um navegador baseado em blockchain que possui uma criptomoeda própria, a Basic Attention Token (BAT). Ele permite o bloqueio de anúncios externos em vídeos e outros conteúdos, impedindo que os dados do usuário sejam utilizados indevidamente por mecanismos de busca e outros sites. Além disso, o Brave possui parcerias com empresas e divulga os seus próprios anúncios, remunerando com BATs os usuários que os acessam. Com isso, o navegador protege a privacidade e remunera quem desejar visualizar anúncios de seus parceiros. “Você não é um produto”, afirma o Brave em sua tela inicial.

Steemit

A Steemit é uma plataforma de publicação de textos que remunera produtores de conteúdo. Os textos publicados via Steemit podem ser remunerados pelos próprios leitores, que fornecem tokens aos autores. Com isso, a plataforma retira a necessidade de intermediários e permite que textos gratuitos possam receber recompensas de acordo com a sua visibilidade, o que reduz a necessidade de monetização por outros meios (como anúncios e outros tipos de propagandas, por exemplo).

OriginalMy

A OriginalMy é uma startup brasileira que utiliza a tecnologia blockchain para efetuar diversos serviços: registro de documentos, identificação digital, assinatura de contratos e prova de autenticidade de conteúdos. Esses serviços permitem que uma pessoa possa registrar um conteúdo em blockchain e provar a sua autenticidade a um custo muito baixo. Com isso, a necessidade de utilizar serviços cartoriais é bastante reduzida, visto que as provas de autenticidade em blockchain já possuem validade jurídica em determinados casos. A solução utiliza inclusive a blockchain do Ethereum Classic.

Leia também: O que são contratos inteligentes?

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *