Cinco países da União Europeia juntam-se contra a Libra do Facebook

Cinco países membros da União Europeia (UE) juntaram-se para lutar contra a emissão da stablecoin Libra do Facebook.

Após uma série de reuniões privadas em outubro, a França lidera o esforço anti-Libra juntamente com a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Holanda, informou a o site Politico Europe.

Citando fontes familiarizadas com o assunto, o Politico afirma que os vice-ministros das finanças dos países apresentaram sua posição unificada contra a Libra a outros ministros da UE em uma reunião privada ocorrida em 28 de outubro em Bruxelas, capital da Bélgica.

Segundo o relatório, o grupo pretende impedir o lançamento da Libra na Europa, além de aumentar a pressão sobre o Facebook e outros membros da Fundação Libra para desistir do projeto. Diplomatas da zona do Euro e funcionários da Comissão Europeia (EC, na sigla em inglês) confirmaram ao Politico que a coalizão está incentivando os governos da UE a considerar proibir completamente a Libra.

A Comissão Europeia não pode proibir a Libra sem uma razão legal

No entanto, uma proibição completa da Libra pode ser problemática para a Comissão, disseram as autoridades. Segundo o Politico, tal ação exigiria que Bruxelas forneça uma razão legal para proibir a iniciativa, além de mais detalhes sobre quais regras devem ser aplicadas.

Além disso, os funcionários da CE também pediram mais cautela contra medidas rigorosas em relação à Libra, levantando preocupações sobre seu impacto negativo no desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados em tecnologia na União Europeia.

De acordo com o Politico, os funcionários estão trabalhando em uma declaração que será lançada em dezembro, na qual afirmam que o lançamento da Libra não deve autorizado, a menos que a UE possa regulamentá-la. França, Alemanha e Itália já haviam sugerido a ideia de banir a Libra na reunião do G7 em meados de outubro, depois que os ministros das finanças discutiram os riscos associados às stablecoins, observa o relatório.

Leia também: Supostos parceiros do Facebook ainda não injetaram dinheiro na Libra, afirma BBC

Forex Crypto News: Cripto Facil