China testa sua moeda digital estatal em quatro cidades

China testa sua moeda digital estatal em quatro cidades

Depois que informações divulgadas pela imprensa revelaram que o Banco de Agricultura da China iniciou os testes com a moeda digital do Banco Central do país (CBDC) o Yuan Digital, capturas de tela de uma versão piloto de um aplicativo de carteira do criptoativo começaram a circular nas redes sociais chinesas. Ling Zhang, diretora executiva de fusões e aquisições na Binance compartilhou as imagens no Twitter e a postagem acabou sendo retuitadas pelo CEO da exchange, Changpeng Zhao.

Captura de tela mostrando ostensivamente um novo aplicativo de carteira de teste para o yuan digital

Segundo Ling Zhang, o aplicativo está disponível para download em quatro cidades selecionadas para o teste inicial – Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiongan. Ainda segundo ela, a inclusão de Xiongan, uma nova metrópole localizada nos arredores de Pequim, ocorreu pois o Governo Chinês pretende transformar o local em um ‘protótipo’ de cidade inteligente movida a IoT e 5G.

A nova área de Xiongan terá uma infraestrutura inteligente aprimorada que abrange serviços de informações de satélite, reconhecimento de sensores, uma rede 5G, supercomputação e instalações de big data. A cidade já atraiu os gigantes tecnológicos do país, Tencent, Alibaba, JD.com e Baidu. O presidente Xi Jinping já visitou o local mais de uma vez, o que indica que os planos para a região são de alta prioridade para a China.

Enquanto isso, no Brasil, o Banco Central evita falar sobre CBDC. O CriptoFácil tentou contato com a instituição para saber se o Brasil acompanha os desenvolvimentos do projeto chinês e se pretende lançar uma versão digital do Real mas, não obteve resposta até o momento. Segundo informações, o principal projeto do BC para 2020 é a implementação do PIX e colocar em operação o Open Banking.

Leia também: Órgão regulador da China afirma que exchanges falsificam volumes de negociações de criptoativos

Leia também: Governo da China anuncia empresas que farão parte de comitê nacional para tecnologia blockchain

Leia também: Banco da Inglaterra destaca que empresas privadas podem auxiliar na emissão de CBDC

Forex Crypto News: Cripto Facil