Casas Bahia compra plataforma de pagamentos digitais

Casas Bahia compra plataforma de pagamentos digitais

A Via Varejo, gigante do varejo brasileira e dona das Casas Bahia e Pontofrio, anunciou na última sexta-feira, 22 de maio, a aquisição de 100% das ações da fintech banQi. Trata-se de uma plataforma de conta digital desenvolvida pela companhia americana de criptomoedas, AirFox. O valor da negociação não foi revelado.

De acordo com um comunicado compartilhado com o CriptoFácil, a Via Varejo já utiliza a plataforma desde 2019. Além disso, em fevereiro deste ano a companhia já havia anunciado a compra de 80% das ações da fintech.

“O banco digital, parceiro da companhia desde o ano passado, oferece soluções de inovação digital em crédito, meios de pagamento e serviços digitais”, destacou o comunicado.

Serviços financeiros aos desbancarizados

Segundo a dona das Casas Bahia, o aplicativo banQi oferece a opção de gerenciamento e pagamento digital dos carnês. Assim, a proposta é oferecer à população, principalmente de desbancarizados, serviços financeiros acessíveis, eficientes e sem custos. Desta forma, disponibilizando produtos e serviços de forma inovadora e inclusiva, informou a Via Varejo.

Segundo o diretor executivo da Via Varejo, Andre Calabro, esse processo foi acelerado durante o período de pandemia. E tem o objetivo de fortalecer ainda mais a operação digital por meio de investimentos em tecnologia, inteligência de dados e logística.

“Com esse serviço, a Via Varejo potencializa seu DNA de inclusão e se destaca no ambiente de inovação tecnológica aplicada aos serviços financeiros, e aprimora a experiência de compra dos mais de 60 milhões de clientes que já conhecem e confiam na empresa”, afirmou.

Pagamentos com criptomoedas?

Como citado, a plataforma banQi pertence à fintech Airfox, empresa de blockchain e criptomoedas que possui um token próprio baseado em Ethereum. O AirToken é um criptoativo que busca “sustentar o mercado de empréstimos peer-to-peer” da Airfox.

Por conta disso, há um aumento da expectativa sobre os próximos passos da Via Varejo.

Será que a companhia pretende incluir pagamentos com criptomoedas em suas lojas? Sem dúvida nenhuma, esta seria uma grata surpresa. Vale ressaltar que, conforme informou o comunicado, a Via Varejo passará a contar com um hub de inovação tecnológica em finanças em Boston, onde fica a sede da Airfox.

Leia também: Shopify firma parceria que permite pagamentos com criptomoedas

Leia também: Covid-19 pode viabilizar pagamentos via blockchain no Brasil

Leia também: Criptomoedas não servem como garantia de pagamentos de dívidas, decide Justiça de São Paulo

Forex Crypto News: Cripto Facil