Boris, Brexit e Bitcoin; Como as eleições do Reino Unido podem impactar os criptoativos

Nas eleições gerais da última quinta-feira, 12 de dezembro, no Reino Unido, o povo britânico votou no Partido Conservador para assumir o cargo por outro mandato. A libra esterlina respondeu com um aumento repentino em seu valor, o que lembrou bastante um movimento do Bitcoin.

No entanto, agora, com a maioria do Partido Conservador em campanha para “concluir o Brexit”, o valor futuro da libra esterlina e do euro é tudo menos certo. A incerteza econômica foi logo associada ao aumento do interesse pelo Bitcoin, e não há escassez dele no Reino Unido no momento.

O Bitcoin torna-se mais atraente em tempos de incerteza?

A eleição geral ocorrida no Reino Unido na última quinta-feira, representou um sério transtorno às normas políticas do país. Diversos fortes partidos de esquerda consistentemente mantidos caíram em frente ao Partido Conservador de direita. O resultado, anunciado logo na manhã de sexta-feira, representa o primeiro governo conservador majoritário a assumir o poder desde 1992.

A oposição tradicional do Partido Conservador no sistema britânico (que é composto essencialmente de dois partidos) é o Trabalhista. Liderados por Jeremy Corbyn, que é amado ou odiado, do tipo socialista da velha escola, os interesses comerciais certamente seriam ameaçados se o maior partido de esquerda do Reino Unido passasse primeiro pelo posto. Os mercados deram um suspiro de alívio quando o grupo de negócios (conservador) saiu como vencedor nas primeiras horas de sexta-feira.

Apesar do aumento repentino no valor da libra esterlina, o Brexit ainda aparece e a saída do Reino Unido da União Europeia está tudo menos clara. Boris Johnson, o primeiro-ministro anterior e reeleito agora, fez campanha e venceu ao lado de uma máquina de mídia cruel com a simples mensagem de “concluir o Brexit”.

Parece provável que qualquer saída da do Reino Unido da União Europeia verá o euro ou a libra esterlina perderem valor, pelo menos no curto prazo. Uma saída particularmente abrupta, sem qualquer tipo de acordo comercial, poderia deixar a libra em um mau caminho no futuro próximo. Em tempos de tanta incerteza, a reserva de ativos de valor torna-se atraente.

Embora ainda existam dúvidas se o Bitcoin funciona como uma reserva de valor, a principal criptomoeda do mercado possui todas as qualidades de algo tipicamente altamente valorizado – é finito na quantidade a ser emitida e é incrivelmente difícil criar mais. Por esses motivos, o Bitcoin costuma ser comparado ao ouro. A única coisa que falta ao criptoativo é a precedência histórica do ouro, que é algo em que ele está trabalhando para.

Seria ingênuo supor que o Brexit por si só incentivará os cidadãos do Reino Unido a sair e comprar Bitcoin. No entanto, eventos como o Brexit são sintomas claros de um mundo cada vez mais dividido. Em uma época de desconfiança generalizada, parece apenas uma questão de tempo até que um novo sistema que elimine a necessidade de entidades centralizadoras, no caso o Bitcoin.

Leia também: Ministro das finanças do Reino Unido diz que a blockchain pode ser a solução para o Brexit

Forex Crypto News: Cripto Facil