Banco turco lança plataforma blockchain para transferências digitais de ouro

O Takasbank, banco sediado em Istambul, na Turquia anunciou que sua plataforma blockchain para transferência de ouro já está operando. A plataforma, chamada de BiGA Digital ~Gold, oferecerá aos bancos um sistema baseado na tecnologia blockchain para emissão, reembolso e transferência de ouro digitalizado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 30 de dezembro de 2019.

A plataforma, anunciada pela primeira vez em setembro de 2019, permite que as instituições bancárias façam transferências de ativos digitais que representam uma determinada quantidade de ouro físico. Isso porque cada artigo corresponde a um grama de ouro armazenado em cofres da bolsa de valores turca, a Borsa Istanbul (BIST).

De acordo com o comunicado, o objetivo principal do BiGA é estabelece uma infraestrutura que permita a “execução da transferência de ouro desmaterializado em certos padrões, com seus equivalentes físicos mantidos em custódia segura usando a tecnologia blockchain“.

O Takasbank explica também que o sistema se diferencia de outros projetos semelhantes pois possibilita que a tecnologia blockchain seja usada para a transferência de ativos digitais baseados em mercadorias físicas, “garantindo total conformidade com os regulamentos existentes”.

Interesse em blockchain cresce no país

O anúncio da iniciativa provocou um aumento significativo dos projetos baseados em tecnologia blockchain nos setores públicos e privados. A exemplo disso, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou, durante o programa presidencial anual de 2020, que terminaria de testar sua “Lira Digital” baseada em blockchain naquele ano.

Apoio dos principais bancos do país

Diversas isntituições financeiras da Turquia estão apoiando o projeto BiGA Digital Gold, como por exemplo os credores estatais Ziraat e Vakif, o credor privado Garanti BBVA, além dos bancos de economia mista como Albaraka Turk, Kuveyt Turk e Ziraat Participation.

Leia também: Banco Central da China alfineta a Libra do Facebook

Forex Crypto News: Cripto Facil