Banco Central de Gana afirma que o país poderá desenvolver moeda digital em breve

O Banco Central de Gana é o mais novo membro da fileira de países que estão de olho no lançamento de uma moeda digital emitida pelo seu banco central (CBDC, na sigla em inglês).

De acordo com a Coindesk, durante a Conferência Bancária Anual de Gana, ocorrida na última terça-feira, 26 de novembro, o governador do banco central do país Ernest Addison disse que Gana poderia emitir uma versão digital da moeda do país, o cedi ganês, em um “futuro próximo”. Além disso, a instituição também está em negociações para desenvolver um projeto piloto em um ambiente de sandbox regulatório.

Rápida digitalização financeira

Addison destacou que Gana está passando por uma digitalização rápida e possui um setor de serviços bancários móveis em expansão impulsionado por telefones móveis. As transferências de “dinheiro móvel” aumentaram 70% entre 2017 e 2018, disse ele.

Em uma tentativa de aproveitar esse movimento, Addison disse que o banco central já está autorizado a emitir dinheiro móvel lastreado em 1:1 no cedi e mantido em carteiras eletrônica. No entanto, o presidente destacou que o dinheiro móvel é apenas uma representação digital do cedi e seria diferente de uma criptomoeda.

“É apenas dinheiro eletrônico lastreado em nossa moeda”, disse Addison sobre o dinheiro móvel na conferência de imprensa do evento bancário. “Então [o banco central] não pode criar dinheiro; eles estão apenas criando uma representação eletrônica do cedi que o Banco do Gana coloca em circulação. Portanto, não é uma criptomoeda.”

Addison também não forneceu detalhes a respeito de qual será tecnologia por trás do “e-cedi” ou de quando o desenvolvimento da moeda digital será iniciado.

Como já foi amplamente divulgado pelo CriptoFácil, o Banco Central da China (PBoC) está a caminho de lançar seu yuan digital como uma maneira de desafiar a supremacia mundial do dólar norte-americano (USD) e de competir com a criptomoeda Libra do Facebook. Outras nações e regiões também estão investigando o lançamento de suas próprias moedas digitais, incluindo Turquia e até a União Europeia.

Leia também: Negociações de criptoativos no mercado P2P da África do Sul aumentam 2.800% em um ano

Forex Crypto News: Cripto Facil