Banco Central das Bahamas lançará piloto do Sand Dollar

O Banco Central das Bahamas (CBOB, na sigla em inglês) anunciou em um comunicado à imprensa que a partir desta sexta-feira, 27 de dezembro, lançará em Exuma (um dos 32 distritos das Bahamas) seu piloto de moeda digital vinculada ao dólar das Bahamas. O projeto, chamado de Sand Dollar, se estenderá para as Ilhas Ábaco, um dos arquipélagos das Bahamas, até o primeiro semestre de 2020. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 26 de dezembro. 

Modernização do sistema de pagamentos das Bahamas 

O comunicado explica que trata-se de uma continuação do processo de modernização do Sistema de Pagamentos das Bahamas (PSMI, sigla em inglês) que teve início no começo dos anos 2000. Esse sistema tem como objetivo melhorar os resultados para inclusão e acesso aos serviços financeiros no país. O anúncio diz que pesquisas recentes apontam que há espaço para melhorar o conhecimento e a conscientização dos produtos financeiros. Além disso, ressalta as oportunidades para redução de custos de transação para empresa e consumidores:

“A maioria dos benefícios da introdução de uma moeda digital ainda não é quantificável. No entanto, eles incluem uma possível supressão de custos econômicos associados ao uso de dinheiro e benefícios para o governo decorrentes da melhoria dos sistemas de administração de despesas e impostos”, destaca o comunicado.

O CBOB também explica que o design e a educação pública abordarão questões como a garantia no que diz respeito à segurança durante a realização de transações online. No comunicado, o Banco Central também se compromete a promover o desenvolvimento de novas regulamentações para a moeda digital e a fortalecer a proteção do consumidor, especialmente em torno dos padrões de proteção de dados.

“O Banco também promoverá reformas para permitir a participação direta de não bancos no sistema de pagamentos doméstico. A aprovação antecipada do novo Banco Central do Projeto de Lei das Bahamas apoiará a criação de alguns regulamentos, enquanto reformas adicionais serão possíveis sob a Lei de Sistemas de Pagamento existente”, conclui o CBOB.

Leia também: Banco Central das Bahamas quer introduzir criptomoeda própria chamada Sand Dollar

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *