As possibilidades da Lightning Network são infinitas, diz diretor Bitfinex

O diretor técnico da Bitfinex, Paolo Ardoino, concedeu  uma entrevista à Chainnode, na qual explicou porque a exchange adotou a Lighting Network (LN) e quais são os planos da empresa que é uma das principais do mundo e responsável pela emissão da stablecoins de maior liquidez no mercado, o USDT. Confira:

Chainnode: A Lightining Network pode resolver o problema de escalabilidade do Bitcoin?

Paolo Ardoino: Escalar o Bitcoin já é, por si só, uma conquista incrível. Manter a camada base limpa é de importância fundamental e precisa definitivamente acontecer antes da adoção em massa. A maioria dos pagamentos e uso diário dos usuários de Bitcoin precisa acontecer nas cadeias laterais e na LN. Como a Bitfinex e a Tether estão financiando um grupo de desenvolvedores para criar um protocolo baseado na Lightning Network para criar ativos digitais na rede, vejo a LN como a camada base para remessas, compras por comércio eletrônico, integrações de comerciantes locais, trocas P2P, serviços na nuvem, etc… A LN, alguns dias atrás, integrou uma atualização ao protocolo para permitir a transmissão de mensagens de texto pelos nós. Isso se abre para um novo conjunto de aplicativos P2P, como bate-papos P2P descentralizados (imagine WhatsApp ou WeChat,…). As possibilidades são realmente infinitas. É como uma camada de criptografia em cima da internet.

CH: Hoje, a LN ainda não está na versão “final”. Como garantir segurança?

PA:  A LN é uma tecnologia muito jovem. Até hoje, ela não sofreu nenhum grande problema de segurança e possui muitos desenvolvedores talentosos trabalhando para garantir que cresça como um ambiente seguro. Acredito que haja muito FUD em torno da Lightning Network para tentar desacreditar seu potencial. Mas, como puro tecnólogo, desenvolvedor e cypherpunk, só posso dizer que é o caminho certo para construir uma segunda camada para escalabilidade indefinida. Dê um ou dois anos a mais e os limites de tamanho de canal aumentarão ou serão removidos e a confiabilidade melhorará bastante . Hoje, nunca tive um único problema com meus nós da LN.

CH: Quais são as maiores barreiras para a usabilidade da LN? Alguma melhoria adicional necessária para sua adoção em massa?

PA:  A Lightning Network, como qualquer nova tecnologia, está focando primeiro a estabilidade e a resiliência da escalabilidade do protocolo, deixando a experiência do usuário como último passo. De fato, a experiência do usuário será um dos principais desafios para a adoção em massa. Até a implementação da Bitfinex de depósitos e retiradas pela LN pode ser amplamente aprimorada em termos de usabilidade e estamos trabalhando duro para fornecer uma atualização de fluxo no próximo mês. É importante observar que recentemente vemos cada vez mais carteiras móveis projetando fluxos de pagamento impressionantemente suaves com base na Lightning Network. Portanto, a usabilidade alcançará em 2020, com certeza. A conscientização e a educação serão o próximo passo para a adoção em massa, mas tenho certeza de que também não será um problema. É pura evolução.

CH: A tendência de desenvolvimento dos nós da LN é bem parecida com a fase inicial da mineração do Bitcoin, então, você acha que a LN se tornará cada vez mais centralizada?

PA: É possível que a Lightning Network veja os principais hubs que atuarão como os principais roteadores das transações da rede. Esses hubs serão empresas que verão isso como uma oportunidade a ser recompensada por manter uma infraestrutura e um serviço de roteamento saudáveis. De qualquer maneira, prevejo que veremos também centros de tamanho médio e pequeno e, paralelamente, um conjunto crescente de nós pessoais. Para mim , é importante instruir os usuários a executarem seu próprio nó na LN , usando um Raspberry Pi para que eles possam fazer parte da resiliência e crescimento do futuro sistema de micropagamento.

CH: A Bitfinex havia anunciado suporte para Segwit, Bech32 e Liquid. Qual é a sua visão para todas essas novas tecnologias?

PA: A maioria das exchanges está envolvida em uma batalha do dia-a-dia para listar a criptomoeda mais recente ou é incrivelmente orientada para o marketing. Embora essas sejam coisas importantes e os clientes estejam sempre animados para obter acesso a novos ativos digitais, é importante que as exchanges mantenham o papel de líderes e apoiadores de tecnologia. A Bitfinex sempre focou primeiro na tecnologia. Todo mundo que trabalha na Bitfinex está empolgado com o que a criptomoeda pode representar para o financiamento das próximas décadas; portanto, como entusiastas de criptomoedas, nos concentramos com paixão em colher os projetos mais promissores e de mudança de jogo e apoiá-los em nossa troca. Lightning Network e Liquid são dois desses projetos.

A Liquid é uma ótima sidechain de nível empresarial para o Bitcoin. Na Bitfinex, reconhecemos que é importante que as plataformas de criptomoedas integrem soluções da camada 2 e da cadeia lateral para evitar inchar a camada base. As camadas base devem atuar apenas como camadas de assentamento para camadas de nível superior. Somente dessa maneira podemos alcançar alta escalabilidade. A Liquid foi uma integração realmente simples, devo dizer, por isso é quase triste ver que apenas poucas exchange estão mostrando um suporte real à ela. Como acontece com a Lightning Network.

Leia também: Bitfinex estreita KYC e pede que usuários verificados enviem informações adicionais

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *