Alibaba lança plataforma em blockchain voltada para microempresas

Alibaba lança plataforma em blockchain voltada para microempresas

O Alibaba, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, por meio de seu braço fintech a Ant Financial, lançou uma plataforma de blockchain que permite que desenvolvedores, pequenas e microempresas (PMEs) utilizem ferramentas baseadas em blockchain com maior eficiência e menor custo operacional. Durante o lançamento do produto, ocorrido em 17 de abril na China, Jin Ge, gerente geral de plataformas de blockchain da Ant Financial, afirmou que a plataforma, chamada OpenChain, ajudaria um milhão de PMEs e desenvolvedores a inovar e explorar mais casos de uso nos próximos três anos.

Com base na tecnologia desenvolvida independentemente pela Ant Blockchain, a OpenChain afirma que pode suportar até 1 bilhão de contas de usuário, 1 bilhão de transações diárias e atingir 100.000 transações por segundo (PPS) em capacidade de processamento de mensagens entre cadeias. Fato que, se confirmado, faria do sistema o mais robusto do mundo atualmente, superando inclusive sistemas sem blockchain usados por gigantes de pagamento como Visa e Mastercard.

Embora tenha sido lançada oficialmente em novembro do ano passado, somente agora a OpenChain saiu da versão beta. Segundo Ge, os resultados têm sido positivos como citou Wu Xiao, fundador e CEO da WhiteMatrix, uma empresa que usa a OpenChain para desenvolver contratos inteligentes para desenvolvedores.

“A plataforma oferece serviços eficientes de desenvolvimento de blockchain, facilita contratos inteligentes com boa relação custo-benefício e reduz a barreira de entrada para desenvolvedores. As transações da OpenChain não apenas são mais rápidas que as plataformas blockchain públicas como a Ethereum, mas o custo por transação é apenas um décimo das outras”, disse Xiao.

Segundo o site da plataforma, para incentivar a adesão de novos usuários, nos primeiros três meses até 30 de junho, os usuários registrados receberiam 100 milhões de GAS gratuitos e descontos para desenvolver aplicativos na plataforma.

Leia também: Pesquisa mostra que Tencent e Alibaba registraram a maior quantidade de patentes de blockchain em 2019

Leia também: Alibaba adotará blockchain para rastrear produtos em sua área de importação

Leia também: Mentoria Solidária ensina blockchain e capta doações para instituição de caridade de São Paulo

Forex Crypto News: Cripto Facil