AirAsia lança rede de rastreabilidade de carga baseada em blockchain

AirAsia lança rede de rastreabilidade de carga baseada em blockchain

A Teleport, uma empresa de logística do AirAsia Group, anunciou em 21 de abril o lançamento do Freightchain, uma rede digital baseada em blockchain para confirmação e rastreabilidade mais transparentes da carga aérea. Segundo a empresa, com a nova solução, remetentes e despachantes de carga não precisam passar por canais demorados de intermediários, pois podem reservar e confirmar a carga em qualquer aeronave AirAsia por meio do Freightchain, e podem rastrear perfeitamente a origem da carga.

“Durante o período em que o coronavírus causou incerteza na cadeia de suprimentos global, lançamos intencionalmente a Freightchain. Plataformas de software como a Freightchain ajudam a coordenar relações de oferta e demanda desequilibradas em um ambiente em rápida evolução. Confiança e transparência agora são necessárias mais do que nunca”, disse Vishal Batra, CTO da Freightchain.

De acordo com o anúncio do Teleport, a Freightchain pode simplificar o processo de reserva de frete. Usando a rede blockchain que ela fornece, as reservas de frete podem ser confirmadas 10 vezes mais rápido que os métodos tradicionais. Além disso, todos os dados de conexão, contatos e contratos da plataforma existem no blockchain, o que facilita a identificação de links, a reserva de voos e a confirmação de itinerários.

Antes disso, a plataforma realizou o primeiro projeto piloto para transportar um lote de mercadorias de Bangalore, na Índia, para Ulaanbaatar, Mongólia. O sistema usou contratos inteligentes na blockchain para combinar os voos de três companhias aéreas diferentes e reservar itinerários em tempo real via Kuala Lumpur na Malásia e Seul na Coréia do Sul.

Leia também: Engenheiros de Portugal usam blockchain para arrecadar doação para fundo da OMS

Leia também: Sony anuncia lançamento de banco de dados baseado em blockchain

Leia também: Especialista defende importância da blockchain na luta contra o coronavírus

Forex Crypto News: Cripto Facil