AES Tietê investe em plataforma blockchain para o comércio de energia em São Paulo

Conforme reportado pelo portal de notícias Baguete, a AES Tietê investirá R$3,4 milhões no desenvolvimento de um balcão organizado com blockchain para comercialização de energia.

O projeto é liderado pela Fohat, companhia curitibana de digitalização do setor de energia, e tem como intuito desenvolver um ambiente digital que permita a compra e venda de energia com a existência de uma contraparte central para garantir segurança aos usuários. Além disso, o projeto tem como objetivo liberar o acesso ao Mercado Livre de Energia no Brasil para todos.

De acordo com a notícia, nos dias atuais, a compra e venda acontece no Ambiente de Contratação Livre (ACL), o qual é um modelo não organizado e sem a presença da contraparte central. Esse modelo de contratação corresponde à cerca de 30% do mercado brasileiro em volume de energia.

Igor Ferreira, CEO da Fohat, afirmou que:

“Além de segurança financeira, nossa plataforma garantirá também a confiabilidade de dados e altos volumes de energia transacionados, graças à integração entre as ferramentas de inteligência financeira e registro de contratos criptografados por meio da aplicação de blockchain.”

Em seguida, o CEO afirmou que, além do balcão organizado, a Fohat ainda integrará outras soluções desenvolvidas pela AES Tietê, como Usinas Virtuais de Energia (VPPs), à rede blockchain. Além disso, a empresa ainda está trabalho em conjunto com a Energy Web Foundation (EWF) para emitir certificados de energia renovável por meio da plataforma.

O diretor de relacionamento com o cliente e inovação da AES Tietê Rogério Jorge terminou falando sobre a parceria e a inovação, afirmando que:

“Esta parceria é mais um importante passo que corrobora com nossa estratégia de digitalização e inovação. Trabalhamos por diferentes frentes para antecipar as principais tendências do mercado de energia para nosso cliente. Cada vez mais vemos soluções disruptivas tomando o segmento, por isso buscamos estar sempre à frente com projetos pioneiros que possam, no futuro, agregar valor ao nosso negócio.”

Leia também: Fim da mineração de Bitcoin no Brasil? Aneel aprova aumento de 50% na conta de energia

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *