A verdadeira vantagem dos pagamentos com criptomoedas

A aCCESS Security Lab é uma empresa de segurança de dados bastante conhecida no mercado de criptomoedas, estando envolvida em diversos esforços para tornar mais robusto o setor em termos de proteção aos usuários.

No último domingo, 03 de novembro, a aCCESS publicou em sua página oficial do Facebook o resultado de uma recente análise feita sobre o serviço de processamento de pagamentos Bcash.

O resultado da pesquisa foi, no mínimo, preocupante. Descobriu-se que todas as compras pagas por meio do serviço da Bcash ficam armazenadas, consequentemente armazenando os dados do comprador. Dados como nome, CPF, RG, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço, cada produto comprado e como foi comprado.

A PayU, um grupo estrangeiro também do ramo de pagamentos, recentemente adquiriu a Bcash e tais dados armazenados também foram transferidos. Não bastasse o fato dos dados estarem retidos com a companhia, eles também estavam indexados no Google – ou seja, era possível encontrá-los em buscas na ferramenta.

O resultado é que todos os dados guardados de 2007 a 2019 tornaram-se públicos. Isso nos leva até as criptomoedas. Apesar do hash revelar dados como montante transacionado, data e as carteiras envolvidas, os dados não são expostos publicamente. 

Além disso, não há um terceiro responsável por fazer o trâmite financeiro, que pode acabar retendo seus dados. 

O CriptoFácil conversou com Leandro Trindade, CTO da aCCESS Security Lab, para obter o ponto de vista de um especialista em segurança sobre o papel das criptomoedas em transações:

“Esse caso é um excelente exemplo de como as criptomoedas podem mudar o cenário da internet. Hoje você é obrigado a usar um intermediário nas transações online e acaba sendo obrigado a concordar com os termos e condições dele ao fazer qualquer compra. Esse intermediário, por exemplo, pode estar coletando dados sobre você para vender ou direcionar SPAM e você nem terá como saber. As criptomoedas acabam com a necessidade de intermediários, só quem precisa das suas informações é o lojista para entregar o produto e ponto final. Isso lhe permite uma maior tranquilidade ao fazer transações, dando a garantia do anonimato na medida do possível dentro dessas compras.”

Por meio da declaração acima, nota-se que um crucial ponto único de falha é eliminado ao adotar o formato de pagamento com criptomoedas. A disseminação de meios de pagamento com criptomoedas é mais do que um esforço libertário, é movimento em nome da privacidade e da segurança.

Leia também: Blockchain e DLT entram no Glossário de Segurança da Informação do Governo Federal

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *