18 bancos centrais já planejam suas moedas digitais próprias

Moedas digitais emitidas por bancos centrais tornaram-se um tema popular em 2019, tendo o Banco Central Europeu aprovado recentemente uma prova de conceito sobre uma moeda digital própria. Além disso, a França disse que testará uma moeda digital em 2020, bem como as Ilhas Virgens Britânicas lançaram sua própria criptomoeda. Ao todo, pelo menos 18 bancos centrais estão com os mesmos planos.

Bancos centrais tentam entender

De acordo com uma publicação do The Block, a lista de bancos centrais desenvolvendo moedas digitais soberanas (ou CBDC, como ficaram conhecidas) continua crescendo.

Segundo uma pesquisa feita pelo portal de notícias, dos mais de 60 bancos analisados, 18 afirmaram publicamente que estão desenvolvendo ou pretendem lançar sua própria CBDC. A plataforma mais popular entre as instituições financeiras é a blockchain Corda, da R3.

O resultado da pesquisa revelou que pelo menos quatro países já emitiram e lançaram suas próprias moedas digitais. Os 14 bancos centrais restantes estão desenvolvendo suas moedas digitais, ou trabalhando em programas pilotos com auxílio de empresas de software terceirizadas. No estudo, não foram incluídos bancos centrais que anunciaram “estar pensando” ou “pesquisando” sobre a emissão de moedas digitais.

É possível conferir a lista abaixo:

"estar pensando" ou "pesquisando" sobre a emissão de moedas digitais.

Interesse cresce ao longo dos anos

Dos 18 projetos, 10 foram anunciados entre 2018 e 2019, 5 em cada ano. Dos bancos centrais que anunciaram desenvolvimento ou projetos pilotos em 2019 estão Irã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Banco Central Europeu e a Organização dos Estados do Caribe Oriental.

Na América Latina existem dois projetos, sendo um deles a controversa moeda digital venezuelana Petro. O outro é o e-Peso, lançado pelo Banco Central do Uruguai.

Um fato interessante que se nota da lista é que a China está desenvolvendo, desde 2016, sua própria moeda digital – um dos três primeiros bancos centrais a começar a trabalhar com o conceito de moeda digital.

Por meio da linha do tempo, nota-se que o interesse em moedas digitais por parte dos bancos centrais é crescente ao longo dos anos.

Leia também: Canadá pode criar criptomoeda própria para rastrear hábitos de consumo da população

Forex Crypto News: Cripto Facil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *